quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Estado convida população da RMC para planejar o Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC)



CLIQUE NO ICONE ENCONTRE O QUE PROCURA
60606060606060606060

De 11 a 18 de dezembro, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) realizará as primeiras oficinas técnicas com o objetivo de construir o diagnóstico referente ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC). Ao longo desses dias, serão promovidos seis eventos participativos, com início sempre às 14 horas, acontecendo ao mesmo tempo em três municípios estrategicamente selecionados como cidades-sede para essas oficinas.

O objetivo é aproximar a população do desenvolvimento do PDUI-RMC e, nesta fase, garantir a participação dos cidadãos metropolitanos na construção do diagnóstico. O PDUI da Grande Curitiba vai receber investimento R$ 7,6 milhões, sendo o maior deste tipo na história do Paraná. 

“Trata-se de um momento crucial do planejamento. Vamos ouvir a população para identificar os principais problemas e oportunidades. Com isso, vamos planejar propostas mais eficientes para o desenvolvimento sustentável da RMC”, explica o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.

Cada oficina terá um tema específico. Na segunda-feira, dia 11 de dezembro, será discutido o assunto “Planejamento Territorial e Uso do Solo”. Na terça-feira, 12 de dezembro, será debatida a temática “Meio Ambiente e Recursos Hídricos”. No dia 13 de dezembro, a pauta será “Mobilidade Metropolitana”, e, no dia seguinte, “Habitação de Interesse Social”. Na sexta-feira (15) o encontro será sobre “Desenvolvimento Econômico e Turismo” e, na segunda-feira seguinte (18 de dezembro), o tema será “Desenvolvimento Social e Patrimônio Histórico”.

Para facilitar a participação, a Região Metropolitana terá três cidades recebendo o mesmo evento. Os cidadãos são aconselhados a irem à oficina que abrangerá territorialmente o seu município de residência para tratar especificamente da realidade local.

Em Curitiba, no Teatro do Memorial da Cidade de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco, Curitiba), acontecerão oficinas técnicas para os cidadãos da própria cidade e de municípios da região Central. A Capital será preparada para receber os participantes provenientes de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

DINÂMICA – Os eventos terão início às 14h com a apresentação dos temas prioritários do dia e a metodologia a ser seguida pelos participantes presentes no evento. Após essa capacitação inicial, os participantes irão se envolver em dinâmicas de grupo, apontando os principais problemas e potencialidades da região, com o auxílio de perguntas-guias e mapas.

Ao final, será feita a transmissão em tempo real entre os municípios-sede, para que os grupos apresentem as sínteses dos resultados obtidos através das dinâmicas. Assim, a população irá contribuir com o diagnóstico por meio de suas percepções acerca dos temas, identificando as situações prioritárias e relatando os pontos positivos e negativos da realidade onde vivem.

PDUI – O plano é composto por seis etapas, que incluem o plano de trabalho e mobilização; diagnóstico, consolidação das diretrizes, definição dos municípios que farão parte do desenvolvimento integrado, estabelecimento de estratégias para o monitoramento e implementação do PDUI, modelo de gestão compartilhada e tomada de decisão, além da entrega do relatório técnico final e da versão preliminar dos projetos de lei que serão analisados e aprovados pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo dados do Censo 2022, as regiões metropolitanas do Paraná cresceram acima da média nos últimos 12 anos. A Região Metropolitana de Curitiba foi a que mais cresceu em números absolutos. Passou de 3.223.836 habitantes para 3.559.366, um crescimento total de 335.530 habitantes, quase uma Cascavel. Está na RMC de Curitiba inclusive o município que mais cresceu no Paraná, Fazenda Rio Grande, que viu sua população aumentar 82%.

Para mais informações sobre as oficinas técnicas e sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, acesse o site www.pduirmc.com.br.

OFICINAS DE DIAGNÓSTICO DO PDUI-RMC

Tema: Planejamento Territorial e Uso do Solo
Data: 11/12 (segunda-feira)
Horário: 14h-16h

Tema: Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Data: 12/12 (terça-feira)
Horário: 14h-16h

Tema: Mobilidade Metropolitana
Data: 13/12 (quarta-feira)
Horário: 14h-16h

Tema: Habitação de Interesse Social
Data: 14/12 (quinta-feira)
Horário: 14h-16h

Tema: Desenvolvimento Econômico e Turismo
Data: 15/12 (sexta-feira)
Horário: 14h-16h

Tema: Desenvolvimento Social e Patrimônio Histórico
Data: 18/12 (segunda-feira)
Horário: 14h-16h

REGIÃO CENTRAL – Curitiba
Local: Teatro do Memorial da Cidade de Curitiba
Endereço: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 — São Francisco, Curitiba (PR)
Municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais;

75
BAIXE O APP
SIGA NAS REDES SOCIAIS
5050505050

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião