domingo, 12 de fevereiro de 2023

LOCAÇÃO por Wanderley Neves

Você aluga uma casa e por necessidade ou para deixá-la mais aconchegante ou mais bonita, faz algumas obras, como pintura, conserto de telhado, elétrica, cria um jardim, etc.

Mas, você pode cobrar do dono do imóvel, estas benfeitorias?

Clique AQUI para mais opiniões de
Wanderley Neves

Depende.

Primeiro é importante que se faça uma visita no imóvel antes da locação, essa visita é para verificar a casa e apontar como está sua conservação, como está a pintura, se os pontos de tomadas, interruptores e bocais estão devidamente instalados, se as janelas tem todos os vidros, como está o piso, se tem lâmpadas, se tem chuveiro, se tem torneiras, se escoa bem a água do tanque, das pias, da descarga e do chuveiro, etc.

Qualquer coisa que esteja faltando ou com problema é de se apontar no contrato, bem como quem ficará responsável por arrumar ou como ficará na devolução do imóvel, lembrando que você deve devolver o imóvel da mesma forma que o recebeu.

clique AQUI saiba que em Piraquara Tem

Mas e se durante a locação você fez ou quer fazer alguma obra, algum conserto, aparte da vistoria inicial?

Antes de tomar qualquer providência é de suma importância que se leia o contrato, pois, é comum que haja cláusula estipulando que nenhuma benfeitoria realizada no imóvel pelo inquilino será indenizada, seja qual for sua natureza.

Há, ainda, cláusula que estipula a necessidade de prévia autorização do locador, mesmo que as modificações sejam essenciais.

Se houver esse tipo de cláusula, sem a autorização do proprietário, as obras que você vier a fazer não serão indenizadas.

Claro que em uma situação emergencial, mesmo havendo cláusula de não ressarcimento, terá que ser feita a obra sem dar tempo de falar com o proprietário, neste caso, haverá sim o direito de ressarcimento, todavia, se o proprietário entender que não, por causa da cláusula, terá que buscar o amparo judicial.

Por fim, aconselho que qualquer benfeitoria que queira fazer no imóvel, peça autorização ao proprietário e isto por escrito, bem como já estipule quem arcará com os custos.

Na dúvida, consulte sempre seu advogado.

SERVIÇO

Wanderley Neves & Advogados
Av. Centenário do Paraná, 430 - Jardim Bela Vista, Piraquara - PR,
Telefone: (41) 3673-5566

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião