sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

IBGE aponta uma explosão populacional em Piraquara.

De acordo com dados preliminares do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final do ano passado, os menores municípios da região tiveram um crescimento populacional em relação ao último levantamento, concluído em 2010. 

Dentro das cidades da região avaliadas estão: Campina Grande do Sul, Colombo, Bocaiuva do Sul, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e Tunas do Paraná. Destas, seis apresentaram um crescimento superior a 10 mil habitantes.

Em números absolutos, os maiores crescimentos ocorreram em Piraquara, com 37.822 novos habitantes passando de 93.279  em 2010 para 131.101 habitantes em 2022. Seguida de Colombo (25 mil), Pinhais (13 mil), Campina Grande do Sul (13 mil), Quatro Barras (6 mil), Bocaiuva do Sul (5 mil) e Tunas do Paraná (2 mil).

As informações foram calculadas com base nos dados publicadas pelo IBGE a partir dos questionários respondidos pela população até 25 de dezembro. A metodologia do órgão considera o resultado prévio de municípios onde a coleta já foi concluída e uma combinação de dados e estimativas para as demais localidades onde o trabalho ainda está em andamento.

clique AQUI em Piraquara Tem

Além do caráter informativo e uma fonte para definição de prioridades de políticas públicas pelos governos municipais, estaduais e a União, os dados do Censo são utilizados para calcular a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada nos 5.570 municípios do País. “Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, explica o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

O Censo 2022 começou em 1º de agosto e se estenderá durante o mês de janeiro de 2023. Os moradores de domicílios que ainda não participaram do levantamento devem ligar para o Disque Censo no número 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30.

Jornal UniãoWhatsapp

Clique AQUI para divulgar nesta página

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião