sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Em Piraquara existe Feira Livre? Perguntou Priscila

Priscila Bonavita Servidora Pública e leitora seguidora de O Piraquarense , oriunda de São Paulo Priscila vê no Paraná  uma oportunidade de trabalho e estudo e em Piraquara uma escolha de fixar residência. Já se considerando Piraquarenses,  seu Esposo Fábio decide empreender e investir na cidade criando uma empresa de higienização de estofados a  Higet Higienização.

Desde que chegou em Piraquara em Abril de 2020, Priscila concilia seu trabalho com o empenho de mãe, dona de casa e esposa. E é como Mãe, Esposa e Dona de Casa preocupada com o bem estar de sua família, com a economia domestica e principalmente com a saúde dos seus que Priscila a tempos levanta uma questão entre seus amigos, vizinhos e sociedade questionando INEXISTENCIA DE FEIRAS LIVRES em Piraquara.

"Feira livre é com barraca de frutas, verduras, legumes peixe, pastel, etc" Comentou Priscila.

E  com esse comentário Priscila trouxe ao O Piraquarense uma indagação: Em Piraquara existe Feira Livre?

"A prefeitura e os vereadores deveriam aprovar um Projeto Lei que institui-se as feiras livres na cidade de Piraquara. Isso sim vai beneficiar tanto os agricultores quanto a população que fica na dependência desses grandes mercados para fazer uma feira. Nunca vi uma cidade que não tem feira toda semana. E não me venham falar da tal feira que mistura artesanato com outras coisas, isso não é feira livre" argumentou Priscicila.


Em um contexto voltado ao modelo tradicional na feira livre há aqueles que observam, pechincham e procuram algo específico, bem como há aqueles que criam laços de afetividade, próximos da amizade que rompe a relação comerciante-freguês, o que sustenta em grande parte a tradição de ir a feira toda semana, comer pastel e tomar caldo de cana, além da variedade e qualidade dos produtos ali encontrados. Todos nós temos uma história de identidade e lembrança de uma feira, seja no âmbito alimentar ou simples lazer.

A feira livre é uma manifestação da cultura urbana que se mantém apesar do crescente avanço do desenvolvimento do comércio, pois cada vez mais o consumidor tem acesso a hipermercados e sacolões, inclusive as compras virtuais (internet), com todo conforto e comodidade que inclui o horário flexível e até mesmo facilidades de pagamento, mesmo assim, a feira livre se mantém viva, tanto nas pequenas como nas grandes cidades, em todos os bairros, seja na periferia ou em bairros nobres.

Clique para acessar o aplicativo

Em Piraquara porem a FEIRA LIVRE se transformou, adequou-se aos novos tempos, mas não manteve a tradição e  o prestígio de sua identidade. 

Onde está as verduras, legumes e frutas? tradição popular urbana. Comércio por Comercio, onde está a  relação humana? A importância social e seus aspectos como uma manifestação da cultura e sua diversidade  de alguma forma deveria ser preservada.

clique AQUI em Piraquara Tem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião