segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

COMEC e Viação Piraquara Respondem Comentários de Internautas Piraquarenses.

Uma pergunta lançada nas na Página O Piraquarense no Face book no ultimo dia 14 de novembro, fazia a seguite indagação aos seus seguidores:

Qual linha de ônibus em Piraquara precisam da atenção da COMEC? Porque?

A repercussão foi surpreendente mais de 200 compartilhamentos e mais de 2000 comentários e respostas. Isso fez com que O Piraquarense entrasse em contato com a  COORDENAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - COMEC, e fosse convidado a visitar a Viação Piraquara, operadora do Sistema de Ttransporte Público que atende Piraquara.

INSCREVA-SE NO CANAL youtube.com/@opiraquarense

Nessas duas oportunidades  O Piraquarense recebeu  informações e respostas importantes a serem compartilhadas.

COORDENAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - COMEC

Por telefone a COORDENAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - COMEC informou que analisaria as informações fornecidas pelo O Piraquarense e atentaria para novas mudanças a serem implementadas. Também se posicionou afirmando que são constantes as adequações nos horários e trajetos das linhas atendidas pela Viação Piraquara e , que, realiza constantes levantamentos junto a população, hora nos ônibus, hora no Terminal ou Praça Santos Andrade. Alterações essas que levam em consideração o atendimento coletivo em relação ao individual.

Uma outra informação importante da COMEC é que está sendo executado um estudo para reorganizar o transporte Coletivo em toda sua área de atuação, inclusive levando em consideração a mudança do endereço do TERMINAL DE PIRAQUARA que vai ser entregue em Abril de 2023.

A COORDENAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - COMEC pediu para que fosse divulgado seu canal, OUVIDORIA,  de contato direto com os usuários pelo qual terão a satisfação de responder individualmente a cada pessoa usuária do Transporte Coletivo, não só de Piraquara mas de toda a rede.


VIAÇÃO PIRAQUARA 

Em uma visita à VIAÇÃO PIRAQUARA .  O Piraquarense,  Antonio Sávio, reuniu-se com  Everson, Alex e Douglas três de seus gestores da empresa. Na ocasião foi apresentada a empresa ao O Piraquarense, o qual,  entregou uma planilha com as argumentações e comentários dos internautas em sua página e publicações.

Questões pontuais foram explicadas e justificadas. 

Novo Terminal - Os internautas evidenciaram o possível fechamento do Terminal no centro de Piraquara. A Viação Piraquara explicou que a COMEC está realizando constantemente avaliação e testes de itinerários e horários para bem atender os usuários. E com isso avalia todas as possibilidades que se apresentam. No entanto afirmaram que fica inviável o fechamento de tão importante mobiliário que possivelmeente passará a atuar como TERMINAL DE INTEGRAÇÃO, como os existentes em bairros de Curitiba e outras cidades da Região Metropolitana. Contudo certamente as linhas que por ali passarem poderão sofrer alterações e adequações.


Lembramos que no lançamento da Pedra Fundamental do novo Terminal tanto o atual prefeito Josimar, quanto o anterior afirmaram que não há intenção de desativar o terminal do centro da cidade.

Monopólio - Outro assunto destacado foi motivo de explicação, segundo os gestores da empresa a COMEC lança editais de concorrência, aberto a qualquer empresa que queira HABILITAR-SE, porém acretita-se que as empresas não apresentam ou apresentam propostas que não atendem as exigências. E facilita a permanencia da Viação Piraquara que já tem consolidado seu acervo técnico e operacional.

Integração Temporal - Esse item ficou claro em relação a não validação da integração temporal na troca de linhas próximo ao ponto do Bela Vista. Os gestores explicaram que a programação do uso e re-uso dos cartões são de responsabilidade da METROCARD, e que o fato possa ser possível sim. Porem explicaram que a liberação é somente para uma passagem em cada cartão usuário, caso tenham sido usadas duas ou mais passagens no inicio da jornada somente uma será integrada na troca de itinerário.

Clique aqui para economizar

Quanto a possíveis prejuízos foi solicitado que o usuário entre em contato com  o WhatsApp (41) 3034 2277 que a empresa avaliará juntamente com a Metrocard e efetuarão os ressarcimentos aos usuários que fizerem jus.

Outra informação importante é a da INTEGRAÇÃO TEMPORAL COM O TERMINAL GUADALUPE que facilitam a integração com outras cidades da Região Metropolitana e minimizam as dificuldades principalmente para chegarem ao hospital Angelina Caron.

Atrasos e Filas - Esse foi o assunto mais debatido entre os internautas, colocações sobre ATRASOS, ETINERÁRIOS,  FILAS E LOTAÇÃO chegaram em forma de reclamações. A Viação Piraquara coloca novamente a posição de que as tabelas de horários e quantidade de veículos à disposição é de responsabilidade da COMEC, e que como operacionalizadora dos serviços não podem modificar o que está estabelecido. Colocam que constantemente está comunicando a COMEC as demandas dos piraquarenses que chegam a empresa e pro ativamente tem notado mudanças nas tabelas de horários. 


Em relação aos atrasos fica notório que a Viação Piraquara não pode ser responsabilizada pelas condições adversas que influenciam no trajeto, recentemente um acidente fez com que a cidade ficasse por mais de uma hora sem transporte coletivo, além de outros que fazem com que haja lentidão não só para os ônibus mas para qualquer veículo. Outro fatos que interfere diretamente na condição de transito é o clima que reduz a velocidade dos veículos, aumentam a quantidade de usuário intermediários entre o ponto de saída e o de destino das linhas o que influencia diretamente no tempo de trajeto.

Esperasse com que as possíveis alterações que, certamente serão realizadas com a chegada do NOVO TERMINAL 
sejam minimizados tanto os atrasos, itinerários, filas e as superlotações

Tambem a Viação Piraquara disponibiliza um canal de contato com o usuário :

Opinião

Piraquarenses como usuários do transporte coletivo devem exercitar sua cidadania, exercer seus direitos e respeitarem o direito coletivo. Devem sim fazer suas reivindicações, reclamações, opiniões e Elogios pelos canais acima disponibilizados, pois isso vai gerar dados estatísticos  para que sirvam de base na transformação da qualidade nos serviços que consomem diariamente.

O Piraquarense Antonio Sávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião