quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Filme Piraquarense estreia nos cinemas dia 27 Outubro


No próximo dia 27 de outubro, estreia no SharkCine Piraquara, o curta metragem Vovô Nicolau. O lançamento será realizado em duas sessões, uma às 20h30 destinada aos convidados, equipe técnica, atores e figurantes e outra às 21h30 aberta ao público. O filme tem duração de aproximadamente 15 minutos e será exibido de forma gratuita para a população. 

O Projeto Vovô Nicolau, é um curta de ficção da L’Avant Filmes em parceria com o cineasta Pedro Merege, destinado a todas as idades, em especial ao público infantil, por tratar de forma lúdica sobre a imigração libanesa no Brasil. O filme foi gravado de forma integral em Piraquara, com cenas na tradicional Colônia Santa Maria e no Centro Histórico da cidade. 

Além de utilizar Piraquara como cenário, a produção contou com figurantes do município, em mais de cinco dias de gravação. Para contar a história do imigrante Nicolau, aos olhos do seu neto, foram utilizados cenários artificiais bem circenses, roupas coloridas, maquiagens que tornam os personagens quase uma caricatura, exatamente como a imaginação de uma criança. 

O cineasta Pedro Merege, explica como construiu a narrativa do filme “O filme é baseado na minha família, em especial no meu avô que veio do Líbano, eu reuni as histórias que o meu avô contava, e as histórias que contavam sobre o meu avô, e isso, quando eu ouvia eu tinha mais ou menos 7 anos, então resolvi fazer um roteiro a partir das memórias de uma criança. A narração é feita por um menino, que relembra as histórias do avô, por isso a forma “meio circense” de relatar os fatos. O filme conta desde o nascimento, vinda para o Brasil, até a morte do Vovô Nicolau, com suas várias peripécias e peculiaridades ao longo do caminho”, conclui. 

O produtor Antonio Martendal, destaca a escolha de Piraquara como cenário “Piraquara tem todas as características de uma cidade cinematográfica, isso é muito importante. Todas as cenas foram gravadas aqui, para reproduzir o que tínhamos em mente”, ressaltou Antonio. 

O Projeto foi realizado a partir da Fundação Cultural de Curitiba, com o apoio de instituições particulares e da Prefeitura de Piraquara.  

PROJETO VOVÔ NICOLAU

Vovô Nicolau é um curta metragem de ficção destinado ao público de todas as idades. O Projeto narra de forma lúdica as memórias de infância de um menino que costumava ouvir as histórias que o seu avô, um imigrante libanês, contava e também das histórias que as pessoas contavam sobre o seu avô. 

Sabeh era o nome de batismo do avô, batizado assim na igreja católica ortodoxa da pequena cidade libanesa de Chueir, onde ele cresceu. Porém, ao migrar para o Brasil, em uma confusão na comunicação com os agentes de migração, ele e seus irmãos tiveram os nomes trocados, Sabeh no Brasil virou Nicolau. As histórias que Nicolau contava aos seus filhos e netos, eram carregadas de fantasia. Aqueles que o conheceram, passaram também a contar dele as duas histórias, que verdadeiras ou não, passaram a povoar também as lembranças e memórias dos seus netos e netas. 

O filme é um desfile de memórias áudio visuais de uma criança e uma homenagem aos imigrantes libaneses do início do século XX, no Paraná. 

SERVIÇO 

Estreia do curta metragem Vovô Nicolau
Data: 27 de outubro
Horário: 1ª Sessão às 20h30 / 2ª Sessão às 21h30
Local: SharkCine Piraquara, Av. Getúlio Vargas, 35 - Centro, Piraquara – PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião