quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Centro de Educação de Piraquara anuncia nova mantenedora para continuar atendendo crianças carentes


A partir deste mês, o Centro de Educação João Paulo II, instituição que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de ensino para crianças de baixa renda de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, passou a ser gerido pela Fundação Honorina Valente, que já atuava como parceira do Centro desde 2015. A decisão da mudança de gestão foi tomada devido à dificuldade financeira enfrentada pela escola nos últimos anos.

Clique aqui para receber o cardápio sem ligar

Fundado em 2010 pelo professor e ex-secretário da Educação do Paraná Belmiro Valverde, o Centro de Educação João Paulo II já passou por diversas fases nestes 12 anos de atuação, mas nunca sentiu tanto o impacto financeiro de uma crise como a ocasionada pela pandemia. Segundo pesquisa da Rede do Bem, uma iniciativa da Agência do Bem, realizada em abril de 2020 com 231 gestores de ONGs do eixo Rio-São Paulo, 67% dos entrevistados afirmaram que houve queda de mais da metade na arrecadação desde o início da pandemia e 83% previam risco de fechar as portas ou reduzir suas atividades. O CEJPII foi uma das instituições que precisaram reduzir seus serviços para continuar funcionando.

Em um primeiro momento, o trabalho com as crianças não foi afetado, porém foi adotado o modelo remoto atendendo recomendação do Ministério da Saúde. Mas após quase um ano perdendo alguns de seus principais doadores, os administradores cogitaram, inclusive, encerrar as atividades da ONG, que reduziu em mais da metade a capacidade de atendimento e buscou opções para se manter em atividade. Uma delas foi proposta pela Fundação Honorina Valente, instituição voltada à assistência de crianças e adolescentes em vulnerabilidade com foco na educação e na concessão de bolsas de estudos, que há sete anos mantém uma parceria com o Centro de Educação João Paulo II.

Clique aqui e receba o cardápio no seu celular

Diante da situação econômica preocupante, a direção do Centro propôs que fundação assumisse o papel de mantenedora da escola. A proposta obteve autorização do Ministério Público das Fundações, bem como de todos os fundadores e membros do Conselho de Administração e diretores. Elizabeth Castor, viúva do fundador e diretora do CEJPII, conta que a decisão da mudança de gestão foi natural a fim de manter o legado de seu idealizador.“Não poderíamos encerrar um trabalho que, ao longo dos anos, deu oportunidade para mais de 2,2 mil crianças do Infantil I ao Fundamental IV obterem uma qualidade de ensino de primeiro mundo e desta forma auxiliando na construção de um futuro melhor”, afirma.

Apesar da nova direção, a Fundação Honorina Valente não pretende fazer mudanças na atuação da escola. Segundo a nova mantenedora, não será feita nenhuma modificação nos serviços que vêm sendo prestados pelo CEJPII à sociedade.

Mesmo com a nova gestão, as doações e colaborações mensais ainda são indispensáveis para a concretização dos objetivos da escola que continuará sendo uma instituição sem fins lucrativos. É possível doar em boleto, pela conta de luz, por transferência bancária e por meio do Imposto de Renda.

SERVIÇO:

Centro Educacional João Paulo II

Endereço: Rua Estéfano Kavetski, 65 – Piraquara/PR

Site: www.joaopaulosegundo.org.br

Instagram: @centrojoaopaulosegundo

REINALDO BESSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião