quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Merendeiras de Piraquara receberam capacitação na UniBrasil.

Na última semana, os agentes educacionais, chamados carinhosamente de merendeiros e merendeiras, que atuam no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) nas instituições municipais de Piraquara, participaram de uma capacitação com as nutricionistas do Departamento de Nutrição Escolar da Prefeitura.

A ação foi realizada em parceria com o Centro Universitário UniBrasil, que cedeu o espaço, e com a Universidade Federal do Paraná, que auxiliou na organização. A capacitação foi ministrada em quatro dias, dividindo os participantes em dois grupos: agentes que atuam nos CMEI’s e os agentes que atuam nas Escolas Municipais, visando tratar com maior cuidado das especificidades de cada local.

Clique aqui e peça sem discar

Cada dia de formação foi divido entre um momento teórico e a parte prática. Na parte teórica foram tratadas temáticas de boas práticas no preparo dos alimentos, seguindo as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a legislação do PNAE, as orientações dos Guias Alimentares Brasileiros, dicas culinárias, cardápios escolares, Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e o relacionamento com os estudantes.

Já na parte prática, as merendeiras e merendeiros aprenderam novos preparos culinários, testados previamente no Departamento de Nutrição e que serão implementados no cardápio das instituições de ensino no decorrer do ano levando em consideração, é claro, a experiência dos manipuladores de alimentos no dia-a-dia, e a aceitação das crianças em relação a determinados alimentos.   

Clique aqui para pedir sem discar

Além de todo o aprendizado adquirido sobre preparo de alimentos, uma temática importante tratada nos dias de capacitação foi a valorização dos profissionais que atuam na manipulação de alimentos para os estudantes do município e o impacto positivo que seu trabalho gera na vida e na saúde dos alunos.

A capacitação que tem como objetivo aumentar o leque de opções de preparações nutritivas e saborosas servidas para os estudantes do ensino público, é sempre um evento com grande adesão dos profissionais, pois além da oportunidade de aprendizado também é um momento de descontração, reencontro, troca de experiências e diversão.

Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião