terça-feira, 5 de julho de 2022

Piraquara nos trilhos do trem – Cuidado!

Assista ao vídeo e se inscreva no Canal
Vale a pena ler a matéria

Todo ano ia até Piraquara, distrito de Curitiba, um APA. Visitava meu irmão que morava em Curitiba e nos finais de semana numa linda casinha de tábua, em Piraquara. Ele, sempre fascinado pelos passeios, as belezas da natureza, as pescarias solitárias, gostava de me levar a passear e conhecer os recôncavos de Curitiba nos seus arredores.

E um desses lugares, chamado Estação Roça Nova onde há um túnel, por onde passa o trem de cargas e também o de passageiros da Serra Verde Express que faz Curitiba a Morretes. Naquela região é muito  comum trilheiros e aventureiros caminhando pela beleza quase virginal da Mata. É a trilha da Roça Nova. A estação não funciona mais e um outro túnel ao lado do 13, desativado em 1969, é usado como adega pelo empresário que comprou o prédio da estação em um leilão. Ele é o dono da produção de espumantes e um restaurante local.

Clique aqui e instale seu portão eletrônico

O trem de passageiros parte da Rodoferroviária de Curitiba até Morretes e percorre 74 km entre essas cidades. O trem é dividido por classes: econômica, turística e executiva. Este é o segundo roteiro turístico mais visitado do Paraná, o primeiro é Foz do Iguaçu para ver as Cataratas.

Nunca fiz esse trajeto de trem – está na minha lista – meu irmão sempre me levava de carro, mas dizem que de trem, leva três horas e meia até Morretes, bem devagar, para que os passageiros apreciem a bela paisagem da conservada Mata Atlântica, neste local. Falo de Morretes, onde conheço bem, mas o trem vai até Paranaguá.

O túnel é bem escuro, é uma ousadia atravessá-lo antes do trem passar, pois é o mais longo da linha, com 452,70 m. Como sou avessa a túneis, não tenho coragem para fazer isso, mesmo sabendo que do outro lado é de uma beleza indescritível. O meu irmão sempre desafiava para entrar no túnel, os que levava até lá para passear e ainda contava toda uma história para impressionar quem o ouvia. Certa vez fui com um amigo e ele tentou fazê-lo passar, mas não deu certo. Mas em outra, com meu filho, não resistiu a tentação e se embrenhou na escuridão de uma cena da bruxa de blair. E filmou o medão que passou. 

Enfim, estou contando esta história para os aventureiros que gostam de trilhas e passeios diferentes na Natureza Selvagem, nem tão selvagem assim.

Daqui do Vale do Paraiba, SP, é possível ir para Curitiba de ônibus que leva mais ou menos umas 8 horas ou então se deslocar até o aeroporto de Guarulhos e ir de avião, num voo de menos de 1h. O avião pousa no aeroporto de São José dos Pinhais que fica pertinho de Curitiba e também da Área de Proteção Ambiental, Piraquara.

A capital paranaense é de uma beleza sem igual. Aproveitem qualquer dia desses e dê um salto até lá.

Elizabeth de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião