quarta-feira, 15 de junho de 2022

19° Festa Trentina de Piraquara acontece em julho

No dia 03 de julho acontecerá em Piraquara a 19° edição da tradicional Festa Trentina, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. O evento, que terá início às 11h, celebra a tradição da cultura italiana mantida na região pelos imigrantes, que se instalaram no município em 1878. Durante todo o dia os visitantes poderão conhecer um pouco da colônia Trentina do Paraná, além de aproveitar a gastronomia típica e as belíssimas paisagens dos mananciais da serra.

Este ano é a retomada da festa que reúne a comunidade de Piraquara para celebrar o pioneirismo das 59 famílias oriundas da Província de Trento, que constituíram a Colônia Santa Maria do Novo Tirol há 144 anos, e aqui mantêm viva a cultura italiana. Nesta edição, o evento terá apresentações do grupo folclórico italiano “Primo Amore”, exposições de carros e bicicletas antigas e o tradicional bingo. Além disso, a feira contara com 30 barracas de culinária, artesanatos, etc.

Para o almoço serão comercializados pratos típicos italiano. Os Ticket Almoço já estão a venda, e podem ser adquiridos no prédio da Viacredi (Av. Getúlio Vargas, 635), no Alcatrão Churrascaria (Av. Getúlio Vargas, 708), e na Villa do Colono.

Além de fortalecer a tradição Trentina existente na região, a festa movimenta os produtores locais, que são os encarregados pela produção de grande parte dos alimentos consumidos no evento.

História

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia. Em 2009 a imagem foi enviada para Itália onde foi restaurada, e após dois anos retornou ao município. A Festa Trentina, que acontece todo ano na comunidade vem celebrar o pioneirismo daquelas famílias e a união entre elas.

SERVIÇO

19° FESTA TRENTINA
Data: 03/07/2022
Horário: 11h
Local: Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Telefone: (41)99905-4019 / (41)99938-6999

Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião