quarta-feira, 18 de maio de 2022

Vantagens em ter um cartão de crédito

O cartão de crédito é visto por algumas pessoas como um vilão das finanças pessoais, pois sua utilização é feita de forma equivocada, sem estabelecer os limites que podem ser gastos a cada mês. No entanto, ele pode ser uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar na organização financeira pessoal. Confira a seguir as características do cartão de crédito que podem colaborar no seu controle financeiro.

Uso de aplicativos

Atualmente, os cartões de crédito são aceitos em praticamente todos os comércios, tanto em compras virtuais como presenciais, logo se tornam mais práticos que o dinheiro físico. E o melhor é que os gastos feitos podem ser conferidos em tempo real já que os cartões podem ser controlados por aplicativos.

Nos apps, é possível ajustar inclusive o limite que pode ser gasto mensalmente para que você não extrapole o que estabeleceu como meta. Outro ponto é que, com o uso do cartão, você pode fazer uma análise de quais itens tem consumido demais, por exemplo, o que facilita no momento de verificar e depois controlar as despesas mensais na sua planilha de gastos.

Clique na imagem e peça o seu, sem discar

Crédito imediato

Um aspecto positivo é que a data de vencimento do cartão de crédito pode ser ajustada de acordo com a sua escolha. Quem recebe o pagamento no dia 5, por exemplo, pode programar o vencimento da fatura para o dia 10. Esse planejamento é fundamental para que você possa fazer compras com tranquilidade e ter a certeza de que pagará a fatura no dia mais favorável.

Ausência de custo

Alguns cartões não cobram anuidade, isto é, você pode usá-los gratuitamente e ainda ter acesso a descontos em lojas parceiras. Também podem oferecer a assinatura de serviços como Netflix e Spotify, que não aceitam dinheiro físico como forma de pagamento.

Segurança

O cartão de crédito também é uma opção segura para compras, já que pode ser bloqueado – caso seja alvo de um eventual furto ou perda. Hoje, é possível acessar o aplicativo ou fazer uma simples ligação para efetuar o bloqueio e evitar que outras pessoas façam compras em seu nome, vantagem que não é oferecida aos que utilizam dinheiro no dia a dia.

Dicas para utilizar o cartão de crédito com consciência

O segredo para ter êxito financeiro é limitar o uso do cartão de crédito a um valor que possa ser pago mensalmente por você. Para isso, é necessário analisar o quanto você recebe por mês de salário e de outras fontes de renda, como trabalhos extras ou aluguéis, por exemplo. Depois, calcule quais as suas despesas e, caso extrapolem os valores recebidos, defina produtos ou serviços que possam ser cortados e o quanto pode ser realmente gasto na modalidade crédito para evitar o atraso dos pagamentos e, consequentemente, a cobrança de juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião