sexta-feira, 13 de maio de 2022

Piraquara lança ações de conscientização sobre a Luta Antimanicomial e Sem Tabagismo

Piraquara terá uma programação especial durante o mês de maio, período em que se destaca a Luta Antimanicomial e sem tabaco. Neste mês, a Prefeitura de Piraquara por meio das secretarias de Saúde e Cultura, Esporte e Lazer organizou um cronograma de eventos para ressaltar a importância da conscientização sobre a luta na construção de uma sociedade sem manicômios e sem tabagismo.

Ao todo serão três eventos, o primeiro no dia 19 de maio, a partir da 13h30, com a exposição “Alegoria do Inconsciente”, do artista assistido pelo CAPS AD, José Antônio da Silva. Além da exposição, que acontece no estacionamento da Prefeitura de Piraquara, serão disponibilizadas orientações em saúde mental, autocuidado e saúde bucal, no local. Após o lançamento no dia 19, a exposição ficará disponível no saguão da Prefeitura até o dia 26 de maio.

Clique para fazer contato sem discar

Na sequência, no dia 27 de maio será realizado o Evento Comemorativo da Luta Antimanicomial e Mês de Conscientização Antitabagismo, com abertura a partir da 13h30, no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza. Na ocasião serão realizadas palestras com a psicóloga, mestre em saúde coletiva, Loraine de Oliveira, sobre a luta antimanicomial, a Diretora do Hospital do São Roque, ex-secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, com a fala sobre o Hospital São Roque e a Desconstrução do Estigma do Adoecimento, e o dentista José Vitor, sobre o Tabagismo. 

Para encerrar as ações do mês de maio, a exposição “Alegoria do Inconsciente” será realizada novamente, mas desta vez para a população do bairro Guarituba, no dia 31 de maio, a partir da 13h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU. Desta vez, além da exposição e das orientações, também será realizada a palestra com a psicóloga Loraine de Oliveira, sobre a Luta Antimanicomial.

MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Dia 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial. Em alusão a esta data, é que são realizadas as ações de conscientização sobre a Luta neste mês. O movimento da Luta Antimanicomial consiste na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Nele, inclui o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de tratamentos. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

DIA MUNDIAL SEM TABACO

O dia mundial sem tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e atribuído ao dia 31 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao uso do tabaco, o que representa 443 mortes por dia. A partir disso, criou-se o Dia Mundial sem Tabaco com o objetivo de chamar a atenção para as mortes relacionadas ao tabagismo, e aos perigos do uso em geral do tabaco. A campanha também prevê alertar as pessoas sobre precauções para uma vida saudável e sobre como proteger crianças, adolescentes e jovens das consequências do tabagismo.


SERVIÇO

Programação de Eventos de Saúde Mental

Exposição “Alegoria do Inconsciente” I
Data: 19 de maio, quinta-feira
Horário: das 13h30 às 15h
Local: Estacionamento da Prefeitura

Evento Comemorativo da Luta Antimanicomial
Data: 27 de maio, sexta-feira
Horário: a partir da 13h30
Local: Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza

Exposição “Alegoria do Inconsciente” e Palestra sobre Luta Antimanicomial
Data: 31 de maio, terça-feira
Horário: a partir da 13h30
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU – Rua Juri Danilenko, 3455 – Guarituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião