quinta-feira, 28 de abril de 2022

Piraquara lança cadastro de transportadores de resíduos da construção civil

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou o Cadastro de Transporte de Resíduos da Construção Civil (RCC), que está disponível no site oficial da Prefeitura. Para ter acesso ao serviço, basta clicar na página inicial, em “Secretarias”, depois em “Meio Ambiente” e localizar em “Serviços” (no canto esquerdo da tela) CADASTRO DE TRANSPORTADORES DE RESÍDUOS. Dessa forma, antes de contratar um transportador, é possível fazer a consulta de quais estão devidamente cadastrados junto à Secretaria.

Durante o processo de reforma, além da bagunça, esta atividade gera um enorme volume de resíduos. O transporte de resíduos da construção civil é uma importante etapa na gestão dos resíduos, pois é a forma de encaminhar o material adequada e corretamente ao local de reciclagem ou destinação final.

Clique na imagem e faça seu pedido se discar

Quando descartados de forma irregular, em terrenos vagos, encostas ou margens de rios, trazem diversos prejuízos a toda população, tais como: Degradação da paisagem urbana e a consequente desvalorização de imóveis; Degradação das áreas de preservação permanente, comprometendo cursos hídricos, podendo causar alagamentos; Obstrução do sistema de drenagem, causando aumento dos alagamentos; Indução ao descarte de resíduos de outras naturezas, como lixo orgânico, que acaba atraindo vetores de doenças, tais quais ratos e pernilongos.

Para garantir que a destinação seja feita de forma correta, é necessário que a população faça a sua parte e contrate apenas transportadores de resíduos da construção civil regulares, cadastrados junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Para fins de Licenciamento Ambiental e aprovação de Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), serão aceitos somente transportadores regulares que estejam cadastrados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme Decreto Municipal nº 9.565/2021, que normatiza a atividade de transporte de resíduos da construção civil em âmbito municipal.

SERVIÇO

Para Cadastro de Transportadores:
https://piraquara.pr.gov.br/aprefeitura/secretariaseorgaos/meioambiente/
SERVIÇO
Secretaria de Meio Ambiente
Geral: (41) 3590-3505 (Linha Verde)
Endereço: Rua Barão do Cerro Azul, n° 361 - Centro - Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião