quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Piraquara realiza ações informativas da Campanha Janeiro Branco

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo do mês de janeiro, ações informativas sobre a Campanha Janeiro Branco. O objetivo é chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional da população.

O nome Janeiro Branco se dá, porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, nas relações sociais, suas condições de existência, emoções e em seus sentidos existenciais.

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha iniciou-se em janeiro de 2014 quando psicólogos foram às ruas, às instituições e às mídias para falar sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade emocional de vida” e “harmonia nas relações humanas”. Em Piraquara, a Lei n° 1819/2018, institui o mês de janeiro, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

Saúde Mental X Pandemia COVID-19

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia de COVID-19, interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia.

Em um recente estudo realizado pela FIOCRUZ e outras seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e de nervosismo.

Onde procurar ajuda?

Procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência, para passar por avaliação da equipe Estratégia Saúde da Família-ESF com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF-AB. No caso de emergência deve-se procurar atendimento na UPA 24h.

Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião