segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Associação Beneficente Dikaion de Piraquara tem Vaga no EstroGênias 2022

Foto Educacional

Equipes de 25 instituições públicas foram selecionadas para participar do EstroGênias — Meninas na Ciência, programa criado pelo Educacional — Ecossistema de Tecnologia e Inovação em parceria com o micro:bit, LEGO® Education, a FIRST® LEGO® League e a Disney para incentivar a participação de alunas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

São grupos de meninas de 6 a 16 anos de institutos, escolas públicas, organizações, secretarias e fundações do Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, engajadas em mostrar que podem sim ser cientistas, programadoras, matemáticas e inventoras. Elas receberão conjuntos de blocos da LEGO® Education e placas micro:bit e ainda poderão participar da FIRST® LEGO® League e do desafio internacional do your:bit.

Piraquara será representada pela Associação Beneficente Dikaion com meninas de seus Projetos do Espaço Maker e outros projetos associados.

O projeto contará com eventos em fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, e em março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Ana Carolina Follador, pedagoga especialista em tecnologia educacional e STEAM, do Educacional, lembra que o EstroGênias também prevê a formação de professores. “O programa foi pensado para mobilizar toda a comunidade na busca pela igualdade entre meninos e meninas no campo científico, e o incentivo é fundamental para quebrar uma barreira que foi construída por anos, devido a um estereótipo que afastava mulheres dessas áreas de atuação”. 

As 25 equipes do programa estão recebendo o LEGO® Education SPIKE Prime, com peças do tipo LEGO®, sensores, motores e controlador que permitem a construção de um robô para a solução dos desafios; a placa BBC micro:bit, que permite executar projetos relacionados a cultura maker, pensamento computacional e coding; um conjunto Challenge Set da FIRST® LEGO League – Temporada Cargo Connect, e um dispositivo para programação que possui os requisitos necessários e compatibilidade com os aplicativos de programação.

DM.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião