terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Réveillon Piraquara será cheio de cor e sem barulho?

Representantes de redes proteção aos animais e de luta pelos direitos das pessoas com deficiência usaram contatam O APP O Piraquarense, para fazer um apelo à população de Piraquara: "Não soltem fogos de artifício nas festas de fim de ano".  

O Piraquarense conversou com um dos responsáveis pela elaboração da lei em Piraquara, Vereador Guanair. Ouçam o que disse:

Os fogos de artifício causam transtornos para crianças autistas. A criança autista não sabe o que está acontecendo elas têm muita sensibilidade auditiva, então o estampido se torna tortura chega a doer. Então eles gritam, eles choram, entram em crise convulsiva.

O barulho pode levar os animais à morte. O uso de fogos de artifício, com estampido, pode provocar ataque cardíaco. O animal fica em um estado de ansiedade tão grande que ele pode vir a sofrer um enfarto mesmo. Pode acontecer também o estouro dos tímpanos. As pessoas estão se divertindo, mas os animais podem estar sofrendo.  

Clique na imagem para receber nosso catalogo

Os cães e gatos têm uma audição muito mais sensível do que os seres humanos, então o barulho dos estampidos pode trazer consequências graves. "Alguns têm ataque de pânico, desmaiam, convulsionam e, às vezes, causam acidentes na tentativa de se protegerem: pulam janelas, quebram porta de vidro, se cortam. Animais cardíacos podem ter arritmias.  

O que a gente pode fazer para ajudar é ficar perto, fazer carinho, dar um petisco. Tentar manter esse animal o mais seguro possível. Se a pessoa achar necessário, pode conversar com um veterinário, ele vai ajudar ela decidir a melhor forma de dar conforto para esse animal.

As campanhas de conscientização realizadas pelo poder público ajudam, mas também é preciso reforçar a fiscalização. "A fiscalização ainda é bastante precária. Ano passado percebemos situações de  denúncias, mas sem atendimentos. Então o processo educativo é importante, precisa continuar, intensificar, mas, infelizmente, algumas pessoas só mudarão a conduta se forem realmente punidas. 

Clique na imagem para acessar nossa LOJA VIRTUAL

A Lei

LEI Nº 2.109/2020 Dispõe sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou com efeitos de tiro no município de Piraquara.


DENUNCIAS
Departamento de Fiscalização Ambiental: 3590-3512
Desenvolvimento Urbano: 3590-3506
Defesa Civil de Piraquara: 3590-3352 / 3590-3361
190 Policia Militar do Paraná

O Piraquarense por sugestão de Lucimara Gurgel

Um comentário:

Deixe sua opnião