sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Ministério do Tusrimo garante nova sinalização turística em Piraquara

Parque das Águas Jacob Simião,
um dos atrativos turísticos de Piraquara (PR).

A cidade de Piraquara (PR), situada a apenas 22 quilômetros da capital do estado, Curitiba, e cenário de várias belezas naturais e culturais, reforçará a orientação proporcionada aos visitantes da região. Com um investimento de R$ 287,3 mil do Ministério do Turismo, o município vai adequar e instalar novas placas e totens fixos de sinalização turística, favorecendo a procura por seus diversos atrativos e o desenvolvimento do turismo local.

Piraquara abriga grandes áreas verdes, que incluem nascentes do Rio Iguaçu, razão pela qual é chamada de “Berço das Águas”. Tais características tornam o ecoturismo a principal vocação local e permitem a prática de atividades como caminhadas e ciclismo, tudo aos pés da Serra do Mar. A sinalização visa a ampliar a busca por espaços a exemplo do Parque das Águas Jacob Simião, da Igreja Nossa Senhora da Assunção e do Memorial da Imigração Italiana.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca benefícios da adequada estruturação dos destinos nacionais, especialmente no pós-pandemia. “Todas as tendências apontam o turismo de natureza como uma das grandes promessas do pós-pandemia. Por esta razão, proporcionar boa orientação a visitantes de atrativos naturais, como os de Piraquara, é essencial para dinamizarmos o turismo nacional e preparar nossos destinos para a retomada do setor”, observa.

Clique na imagem para não precisar discar

A sinalização em Piraquara facilitará a interação com turistas, informando brevemente a história de atrativos e, também, horários e dias de funcionamento. A cidade é palco, ainda, de pontos turísticos como o Morro do Canal; a Casa da Memória Manoel Alves Pereira, que preserva a história da cidade; a Linha Férrea, que proporciona passeios de trem, e o Parque Trentino, espaço alusivo à imigração italiana e cenário de inúmeros eventos da cidade.

ORIENTAÇÕES - Em junho deste ano, o MTur lançou o Guia Brasileiro de Sinalização Turística. O documento, uma atualização do primeiro texto do tipo, de 2001, orienta locais turísticos nacionais quanto à adequada sinalização para facilitar a movimentação de visitantes entre as áreas percorridas e contribuir, assim, com o desenvolvimento da atividade turística e a potencialização da geração de empregos e divisas no setor. (Acesse aqui o guia)

O guia indica a sinalização de deslocamentos em meio a atrações do Patrimônio Cultural e Natural do Brasil. Elaborado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o documento procura construir uma linguagem comum que retrate a diversidade cultural do país, valorizando a identidade das regiões brasileiras e garantindo a unidade de forma das placas.

Por André Martins - Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião