terça-feira, 26 de outubro de 2021

Crianças e Estudantes com deficiência de Piraquara utilizam Salas de Recursos Multifuncionais


As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes preparados para o atendimento educacional especializado, com o objetivo de garantir participação e aprendizagem no ensino regular aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede municipal de ensino.

Em Piraquara, existem 37 Salas de Recursos da área intelectual, 4 salas da área infantil, 2 na área da surdez e 5 da área visual. As salas, que estão localizadas em CMAEE’s e Escolas Municipais, o espaço organizado com material didático, profissionais da educação especializados em Educação Especial, recursos pedagógicos, tecnológicos e de acessibilidade, objetivando a oferta do Atendimento Educacional Especializado. É importante destacar que as Salas de Recursos Multifuncionais não são uma substituição das atividades escolares, pelo contrário. O projeto é realizado no contraturno escolar.

A professora Adriana Faustino de Souza, que trabalha há mais de 12 anos no atendimento de alunos com deficiência auditiva e surdez profunda, contou sobre como as Salas de Recurso se adaptaram durante a pandemia: “Durante a pandemia fez-se necessário o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais. Foi mantido o contato com os estudantes através de reuniões online, sempre enviando atividades especificas para cada um.”

O ingresso da criança com deficiência nas Salas de Recursos Multifuncionais acontece após a discussão de cada caso pela equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação - SMED.

A Coordenadora Pedagógica da Educação Especial, Tatiana do Rocio Moreira, a partir da Política de inclusão assumida pelo município desde 2008 (Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Mec 2008), percebe este atendimento como essencial. “Por ser um aliado para que a inclusão se efetive nas instituições de ensino, sendo um apoio que as crianças e estudantes com deficiência possuem, e da mesma forma seus professores. A instituição escolar como um todo é beneficiada, pois é um profissional especializado dentro da escola, que auxilia e trabalha com a diversidade”, afirma.

A Secretaria Municipal de Educação, Loireci Dalmolin, comenta sobre os ganhos dos estudantes em utilizar as Salas de Recursos. "As salas de recursos são atividades em contra turno que oportunizam a aprendizagem e o desenvolvimento, consolidando a política de inclusão das Crianças e Estudantes com deficiência no município de Piraquara", comenta.

Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião