quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Caminhada Piraquara Rosa conclui o calendário de ações voltadas à Saúde da Mulher em outubro


A Caminhada Piraquara Rosa, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28 de outubro, marcou o encerramento das atividades voltadas à Saúde da Mulher, realizadas durante todo o mês de outubro, promovidas pela Prefeitura de Piraquara em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher - CMDDM. Com saída da Prefeitura de Piraquara e chegada no Parque das Águas Jacob Simião.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas de diferentes idades, que usaram roupas e adereços rosa, em apoio a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. No trajeto, os participantes interagiam com os comerciantes e a população que se deslocava pela Avenida Getúlio Vargas.

A empresa Picape Center, trouxe a atração BigFoot, uma picape com rodas gigantes e suspensões modificadas, plotada com o tema Outubro Rosa. A Fanfarra Guardiões do Rei, abrilhantou a ação com seus instrumentos, a alegria contagiante do grupo da FelizIdade, fez a diferença no percurso. Autoridades municipais participaram do evento, bem como as conselheiras do Conselho da Mulher, Conselho Municipal de Saúde, servidores de diferentes secretarias municipais e a comunidade como um todo.

A Secretária Municipal de Saúde, Glaucia Buss, destaca as ações realizadas durante todo o mês de outubro. ”O diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas. É importante ressaltar que o cuidado deve acontecer o ano inteiro, mas durante o mês de outubro, a Saúde intensificou as atividades, com mutirões de coleta de preventivo, agendamento de mamografia, palestras de conscientização entre outras ações”.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher - CMDDM,  Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli falou sobre o encerramento de mais uma campanha. "Fico muito feliz por mais um ano de atividades e mais esta grande caminhada Piraquara Rosa. O mau tempo parecia que ia atrapalhar, mas a mulherada com todo o poder e energia, encarou o desafio demonstrando que cada ano mais pessoas participam se engajando nesta campanha”.   

A Primeira Dama, Creusa Nogueira Batista Fróes, lembrou da importância dos cuidados com às mulheres. “Piraquara vem cuidando da Saúde da Mulher há muito tempo, então quero reforçar para que a mulher piraquarense procure a unidade de saúde mais próxima, faça a coleta do preventivo, agende sua mamografia e não deixe de se cuidar, pois o cuidado continua ao longo de todo ano”.  

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, também prestigiou o evento. “A Campanha Piraquara Rosa é um marco positivo para a cidade, pois todos os anos, falamos sobre a saúde, os cuidados de prevenção do câncer. O Conselho da Mulher e as diversas secretarias envolvidas fazem a diferença na conscientização da população”.

A Campanha Piraquara Rosa é referência também para outros municípios. Ela foi instituída no ano de 2013 com o objetivo de intensificar o atendimento às mulheres e socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, por meio do envolvimento do poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população.

Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião