quarta-feira, 21 de julho de 2021

"Operação Inverno" atende pessoas em situação de rua em Piraquara


A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, implantou a Operação Inverno, serviço especializado de abordagem social noturno. Desde o dia 08 de julho, todos os dias da semana, uma equipe realiza a abordagem de pessoas em situação de vulnerabilidade que passam a noite em vias e espaços públicos. O objetivo é orientar acolher esse público durante o período do ano de frio mais intenso.

Durante as abordagens, as pessoas são encaminhadas e levadas para o acolhimento no Centro POP, onde têm acesso à higiene pessoal, alimentação e a oferta de pernoite. Em caso de recusa do atendimento, eles recebem um kit com lanche, máscara, cobertor e são orientados para que busquem locais mais seguros. Aceitar o atendimento e encaminhamento ao Centro POP é facultativo, respeitando o direito de ir vir de cada cidadão previsto na Constituição Federal, assim como a permanência.  

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Cintia Aparecida Batista, após a implantação do serviço foi possível mapear os locais onde essa população se abriga. “Por abranger toda a cidade, conseguimos mapear os locais mais comuns de permanência deles que normalmente não são onde eles ficam durante o dia. É uma outra forma de vinculação do serviço de assistência social nas noites de frio mais intenso a essa população que já é vulnerável”, explicou.

No Centro Pop, além de pernoitar, acesso à higiene e alimentação, a equipe orienta e auxilia essas pessoas no processo de reinserção social. O atendimento também ocorre por meio de livre demanda para as pessoas que dirigem de forma voluntária ao local, que fica na Rua Frei Nicodemus Grundhoff, nº 526, Jardim Esmeralda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião