quarta-feira, 2 de junho de 2021

Motorista voltando para Piraquara flagrado na faixa exclusiva para ônibus poderá ser multado

A partir da próxima segunda-feira (7/6), o motorista de veículo particular que for flagrado dirigindo na nova faixa exclusiva para ônibus da Rua Marechal Deodoro será multado. A fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran) começa a ser feita após um período de adaptação à novidade, implantada na via durante o mês de maio no trecho entre as ruas Ubaldino do Amaral e Prefeito Ângelo Lopes, no Centro.

Nos primeiros dias após a implantação da nova sinalização, agentes de trânsito fizeram orientação aos motoristas que passaram pelo trecho.

Clique saiba mais

Os trechos com faixa exclusiva são para uso de ônibus urbanos, metropolitanos e de turismo, além de táxis com passageiros, conforme prevê o decreto municipal 472/2016. Para os demais, a infração de trânsito é de natureza gravíssima.

Além de multa no valor de R$ 293,47, a conduta acarreta sete pontos na carteira de habilitação, de acordo com previsão no inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”.

Prioridade ao transporte coletivo

Fruto de convênio entre Urbs e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a nova faixa exclusiva da Marechal Deodoro fica ao lado direito da via e beneficia, com menor tempo de deslocamento no trecho, cerca de 12 mil passageiros atendidos por dez linhas de ônibus que passam pela região.

A estimativa da Urbs é que a extensão de 1,5 quilômetro da nova faixa exclusiva gere aproximadamente cinco minutos de redução no tempo total de viagem. Por ali passam seis linhas de ônibus urbanas (Rua XV/Barigui, Higienópolis, Tarumã, Alto Tarumã, Sagrado Coração e Detran/Vicente Machado) e quatro metropolitanas (Guaratuba/Guadalupe, Pinhais/Guadalupe, Piraquara/Santos Andrade e Piraquara).

Este é o segundo trecho da Marechal Deodoro com faixa exclusiva para circulação dos ônibus. No sentido contrário da via, a medida já funciona entre as ruas João Negrão e Dr. Muricy. 

Além de demarcar a faixa exclusiva, a nova sinalização informa sobre o novo limite de velocidade para a via, que passou de 60 km/h para 50 km/h.

Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião