sexta-feira, 21 de maio de 2021

Castração gratuita de cães e gatos será realizado em Piraquara

A equipe do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos estará em Piraquara, entre os dias 25 e 29 de maio, para castrar mais de 700 animais domésticos no município. Esta é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com prefeituras e deputados estaduais. A atividade estava programada para o mês de março, mas foi adiada devido as medidas restritivas para conter a disseminação da COVID-19.

Visite nossa página

As castrações irão atender a demanda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que possui o Programa Municipal de Castrações, e reduzir a fila de espera. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cristina Maria Rizzi Galerani destaca a importância desta parceria. “A Prefeitura tem recebido uma demanda muito grande de animais abandonados. Além disso, todos os dias são realizados aproximadamente 50 atendimentos para animais atropelados, com ferimentos, entre outros. Deste modo fica inviável realizar as castrações”.  

Neste momento serão atendidas as famílias cadastradas no Programa Municipal de Castrações, que estabelece alguns critérios como estar inscritos no CADÚNICO e apresentação de documentação comprobatória. As famílias realizam a inscrição para o Programa Municipal de Castrações na Secretaria de Meio Ambiente, e entram em uma fila de espera, sendo atendidos por ordem de inscrição. O programa abrange também protetores de animais cadastrados e animais em situação de rua.

Visite nossa página

Em Piraquara durante quatro dias, a Unidade Móvel de Castração estará no Centro da Juventude – Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1951 – Recanto das Águas – das 8h às 17h.

Além da equipe de veterinários da empresa contratada por meio de pregão eletrônico em 2019, servidores do IAT permanecem no local em tempo integral. Acompanham os procedimentos, auxiliando e orientando os presentes, além de dar esclarecimentos sobre vacinação e cuidados para que se tenha um animal saudável no convívio familiar.

ORIENTAÇÕES AOS TUTORES

Os tutores já cadastrados estão recebendo informações sobre condutas pré-operatórias e a importância do jejum. No local da castração, os bichinhos passam por uma avaliação clínica prévia. É fundamental que os inscritos não omitam informações. Se não estiverem bem de saúde e em jejum, não poderão ser castrados. Presença de diarreia ou qualquer outra manifestação patológica deve ser informada durante o exame.

Clique e conheça o App 
"O Piraquarense"
Cães adultos deverão estar em jejum de 8 horas – de água e comida – e os filhotes de 4 horas. Para os gatos o jejum é de 6 horas, apenas para alimentos. Neste caso (para os gatinhos), é permitido dar água. Os animais deverão estar limpos e alojados em locais confortáveis e ventilados. Além da cirurgia, é ofertada, também sem custo nenhum, a medicação para garantir a boa recuperação dos animais.

Devido a crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19, orienta-se que compareça ao local de castração, apenas um tutor por animal, e que não levem crianças. E que sejam mantidas todas as orientações de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento, uso de máscara e higienização constante das mãos. 

SERVIÇO

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

(41) 3590-3505



2 comentários:

  1. Que excelente ação! Precisamos com muita urgência de uma ação como essa no ocupação da rua das Andorinhas, no Jd holandês, são muitos cães doentes, abandonados, passando fome, situação caótica mesmo. Independente da questão política da ocupação,os animais não têm consciência nem culpa. Quem puder ajudar com ração, antipulgas, remédio pra sarna, castração vá até lá,a necessidade é muito grande.

    ResponderExcluir
  2. Como fazer para se cadastrar? Tenho interesse, pois tenho um gato.

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião