sábado, 6 de fevereiro de 2021

Plano Municipal de Imunização de Piraquara


 Para ampliar a divulgação e esclarecer as frequentes dúvidas relacionadas a vacina, a Secretaria de Saúde de Piraquara disponibiliza o Plano Municipal de Vacinação Contra a COVID-19.  As diretrizes foram definidas tendo como referência o Plano Estadual de Vacinação, o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação e o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

No dia 19 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o Programa Imuniza Piraquara. Até o dia 02 de fevereiro, foram imunizadas 1494 pessoas, que pertencem aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação. São eles: população indígena em terras demarcadas, moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos e profissionais de saúde.

No dia 25 de janeiro, a Prefeitura de Piraquara iniciou o cadastramento de idosos, para a próxima etapa da vacinação, que iniciará quando as novas doses forem recebidas. O cadastro tem objetivo de auxiliar na logística e justificativa das doses para o público a ser imunizado. Os idosos que não conseguirem se cadastrar pelo site podem contatar uma Unidade Básica de Saúde.

Em Piraquara, a previsão é que 23.365 pessoas sejam vacinadas, pertencentes aos seguintes grupos prioritários:

FASE 1 – INDÍGENAS ALDEADOS, INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE;

FASE 2 – IDOSOS;

FASE 3 – PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA;

FASE 4 – COMORBIDADES;

FASE 5 – TRABALHADORES EDUCACIONAIS E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL;

FASE 6 – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;

FASE 7 – CAMINHONEIROS, TRABALHADORES DE TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO E TRABALHADORES DO TRANSPORTE ÁEREO;

FASE 8 – TRABALHADORES DO SISTEMA PRISIONAL E POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE;

SUBGRUPOS DAS FASES

Em algumas fases da campanha existem subgrupos, a exemplo dos profissionais de saúde, considerando todos os trabalhadores que prestam assistência direta aos pacientes com COVID-19. Como funcionários de laboratórios, pessoas que realizam a limpeza de espaço de saúde, forças de segurança e salvamento, farmacêuticos, trabalhadores do sistema funerário, além de cuidadores de idosos, doulas, entre outros. Os trabalhadores da saúde da rede privada que ainda não foram imunizados, precisam se cadastrar no site para receber a vacina.

*Será necessária a comprovação documental de que exercem a atividade.

CADASTRO PROFISSIONAIS DA SAÚDE

INÍCIO DA FASE 2 - IDOSOS

A FASE 2 tem previsão de início para próxima semana, e também considera subgrupos:

Acima de 75 anos acamados;

Acima de 75 anos;

De 60 a 74 anos.

A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde, conforme agendamento prévio e em mutirões para os grupos específicos em cada fase. Pessoas acamadas receberão a imunização em casa. 

DOSES RECEBIDAS X VACINADAS

Até o momento Piraquara recebeu 1894 doses da vacina, sendo 1234 doses da Coronovac/Butantan e 660 da AstraZeneca/Fiocruz. Até o dia 02 de fevereiro, foram imunizadas 1494 pessoas, pertencentes aos grupos da FASE 1 do Programa de Imunização.

SEGUNDA DOSE

 Coronavac/Butantan – Aplicadas de 14 a 25 dias após a primeira dose.

 AstraZeneca/Fiocruz – Aplicadas de 4 a 14 semanas após a primeira dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião