sábado, 6 de fevereiro de 2021

Piraquara discuste conflitos ferroviários no ambiente urbano

 


Piraquara e a ferrovia possuem uma história muito próxima e antiga. A construção da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá se mistura com o desenvolvimento do município, mas com o passar dos anos e o crescimento da cidade, essa relação precisa ser readequada. Nesta quinta-feira, dia 04 de fevereiro, a Prefeitura de Piraquara iniciou a discussão dos conflitos ferroviários existentes no ambiente urbano.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT contratou a empresa especializada Entel Engenharia para a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA. Os trabalhos contarão ainda com o envolvimento da Prefeitura de Piraquara e a empresa Rumo Logística, permissionária que explora a atividade ferroviária.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, acompanhou a primeira reunião de alinhamento para o início dos trabalhos e destacou a importância da discussão para o município. “É um assunto de grande interesse de Piraquara, onde vamos discutir questões relacionadas à segurança, locais de manobras dos trens, faixa de domínio, entre outras situações que a ferrovia impacta diretamente na cidade”, ressaltou.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Tiago Alves, também participou e falou sobre o momento oportuno para a discussão. “O debate sobre a ferrovia é um tema sempre questionado em Piraquara, e o EVTEA inicia justamente no mesmo momento em que estamos revisando nosso do Plano Diretor e elaborando o Plano de Mobilidade Urbana”, enfatizou.

Também participaram da reunião o Diretor da Entel Engenharia, Jairo Otaviano da Silva, Engenheiro do DNIT, Antônio Rozão, o Analista de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Marcelo Luiz Escobedo e o Gerente Consutivo da RUMOLOG, Ticiano Bragato.

O MUNICÍPIO CONTA COM 6 PASSAGENS DE NÍVEL

1) AVENIDA BRASÍLIA (PROXIMO AO HOSPITAL DE DERMATOLOGIA DO PARANÁ) - VILA MACEDO;

2) RUA MAJOR JOSÉ LUCIANO - CENTRO;

3) AV. GETÚLIO VARGAS - CENTRO;

4) ESTÉFANO UBERNA - SÃO CRISTOVÃO;

5) KULlIAN FUCK - VILA FUCK;

6) RUA ANTONIO BRUDECK - ROÇA NOVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião