terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Piraquara Inaugura o Centro de Memória Ferroviária "João Tesserolli Junior"


Nesta terça-feira, dia 08 de dezembro, a Prefeitura de Piraquara entregou o novo Centro de Memória Ferroviária "João Tesserolli Junior”. Criado em 2017, ele funcionou de forma provisória na Casa da Memória e agora conta com espaço exclusivo e estruturado. Em razão da pandemia ele funcionará de forma restrita no momento, mas será um centro dedicado a pesquisa e estudos dos alunos piraquarenses, além de um local de conservação da memória e do patrimônio ferroviário do município e do Paraná.  

O museu recebeu ambientação temática e conta com fotografias, objetos, instrumentos, documentos, utensílios e equipamentos de época utilizados pelos ferroviários que tiveram papel fundamental no povoamento e desenvolvimento de Piraquara. Toda a pesquisa, catálogo e registro das peças foi feita pela equipe da Casa da Memória Manoel Alves Pereira e a orientação visual foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Comunicação.

O acervo foi cedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que desde 2007 faz um inventário dos bens da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA). As peças foram incorporadas ao acervo do Museu Paranense e também existe uma parceria formalizada com o Centro de Memória Ferroviária da Lapa “Sebastião Pires Furiatti”, que tornou Piraquara município associado.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, ressaltou a importância da criação de um espaço que resgata e preserva a memória ferroviária que é tão presente no município. “Os ferroviários fazem parte da origem de Piraquara e a história da ferrovia se mistura com a do município. A entrega do novo espaço homenageia todas as famílias de ferroviários que viveram esse período e que ainda vivem em nossa cidade”, destacou.

 Já a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Cristina Galerani, destacou o minucioso trabalho desenvolvido para a entrega do novo espaço. “A construção do centro ocorre desde 2016 com o resgate do acervo que o município recebeu do Iphan, catalogação e registro de todas as peças que foram inseridas no acervo do Museu Paranaense. Será um espaço de pesquisa e visitação que conserva essa tão rica história da rede ferroviária”, explicou.

Também participaram da entrega, o Vice-Prefeito, Josimar Fróes, o representante da família do homenageado, Jairo Tesserolli, o Coordenador do Centro de Memória Ferroviária da Lapa “Sebastião Pires Furiatti”, Márcio Aniz Assad, o Historiador, Kallil Assad, o Presidente do Conselho do Patrimônio Natural e Cultural de Piraquara, José Roberto Portela, servidores e poucos convidados.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, n° 74, Centro.

Fonte Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião