sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Em Piraquara o Prédio Histórico "Casa da Memória"foi ampliado e revitalizado.


Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, após ampliação e revitalização a Prefeitura de Piraquara entregou aos piraquarenses a Casa da Memória “Manoel Alves Pereira”. O prédio histórico de 92 anos, que já foi sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e preserva a memória da cidade foi completamente revitalizado.

As principais intervenções foram a troca da cobertura, substituição total do piso de madeira e estrutura, foram feitas réplicas das janelas e portas, substituição da escada. Realizada a pintura externa com tom sobre tom, no intuito de evidenciar os adornos e iluminação para destacar a fachada.

O antigo anexo foi demolido e construído um novo com dois pavimentos. Este local guarda as funções de acesso principal da edificação com acessibilidade através de rampa e internamente com plataforma elevatória. Possui também banheiros, copa, área de triagem e limpeza do material histórico e uma sala de reserva técnica para o armazenamento de documentos.

A Casa da Memória criada em 2015, por meio da Lei Municipal N.º 1505/2015, com a finalidade de resgatar, proteger, ordenar, classificar e divulgar o patrimônio cultural do município, servindo como centro de pesquisa, capacitação, treinamento de pessoal, e fonte de produção científica e pedagógica, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, falou sobre a necessidade de preservação da história do município e criação de novos espaços culturais. “Uma cidade com um patrimônio histórico tão rico como Piraquara precisa preservar sua memória. Esse prédio histórico que foi deixado de lado por muito tempo, agora renasce para manter os piraquarenses, sejam eles nativos ou os recém-chegados, conhecedores da sua origem”, ressaltou.

A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Cristina Maria Rizzi Galerani, destaca o trabalho que está sendo realizado pela equipe da Casa da Memória. “Estamos realizando um trabalho técnico muito importante, pois precisamos saber contar a história, resgatando, preservando e socializando, para que mais pessoas tenham acesso a este patrimônio cultural da cidade”, afirmou.  

O local abriga um acervo documental relevante de interesse para a história da região e está apto a receber outros materiais. Tendo atualmente quatro exposições acessíveis a população. São elas:

Povoando Piraquara - Equipe Casa da Memória.

"Revivendo: Casamentos em Tempos” - Equipe Casa da Memoria

Mosaicos - Autores: Mauro Dacol (artista de Piraquara) e Helô Monteserrat

Mananciais da Serra - Registros da História - José Luiz Carraro

Na entrega do espaço estiveram presentes os familiares do patrono, Manoel Alves Pereira, que receberam do Prefeito Marquinhos, uma placa de homenagem pela relevância dos serviços prestados à cidade.  

Manoel Alves Pereira

O seu patrono, Manoel Alves Pereira, foi duas vezes Prefeito de Piraquara, eleito para o pleito de 1969 a 1973, voltando ao posto em maio de 1982 e permanecendo até fevereiro de 1983.

História

O prédio onde hoje é a Casa da Memória tem grande importância para Piraquara, pois já foi sede da Prefeitura, Fórum, Biblioteca, Câmara Municipal e até uma Unidade de Saúde. Inaugurado em 1928, na gestão do prefeito Leônidas Alves Cordeiro, sediava na época a Câmara e a Prefeitura Municipal. A partir de 1938, sediava também um Posto de Saúde que atendia principalmente gestantes e bebês. A partir de 1989, passou a ser a Secretaria de Cultura e Esportes. Hoje, a Casa da Memória abriga um acervo da cidade, com documentos, móveis, muitos objetos antigos e imagens históricas.

Software de gestão de acervos

Em 2019 a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, estabeleceu convênio com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura (SECC), para a utilização da Rede de Informações Museus Paraná - Pergamum Museus. Piraquara foi um dos dez primeiros municípios do Paraná a estabelecer esta parceria.

O sistema Pergamum Museus é um software que possui as principais funções de atendimento de um museu, garante segurança, organização e controle da informação, digitação e digitalização de dados, registro de fotografias, medição e especificações técnicas do acervo, elabora relatórios e planilhas de controle, facilitando a gestão dos centros de informação. É utilizado por diversas instituições nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

Casa da Memória Manoel Alves Pereira

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 67 - Centro – Piraquara

Fonte Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião