sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Cavalos causam transtorno ao transito em Piraquara

Vários cavalos são flagrados, soltos, em diversos bairros de Piraquara. Alguns deles amarrados, outros não, tornando-se um fato comum a presença de cavalos nas ruas dos bairros da cidade, sem qualquer supervisão dos donos. 

Muitos deles são deixados para consumir o pastiçal de algumas calçadas. A presença dos equinos também incomoda muito os cachorros da redondeza que não param de latir. “Os bichos não têm culpa. A culpa é dos proprietários” disse Marlene do Nascimento moradora de Piraquara.

A presença de animais, próximo a vias de grande fluxo de veículos aumentam, exponencialmente, o risco de acidentes, já que os cavalos atravessam a via em busca de pastagem. O principal desafio é encontrar o dono em caso de acidentes.: “Em caso de acidente, ninguém assume essa responsabilidade”.

É importante não deixar os cavalos soltos ou em locais de terceiros, que não possuam autorização para uso do local para evitar transtornos futuros.  

Em Via Pública

Confira o que diz o capítulo III do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que estabelece a forma como esses animais devem ser conduzidos na via pública:

“Art. 53. Os animais isolados ou em grupos só podem circular nas vias quando conduzidos por um guia, observado o seguinte:

I – para facilitar os deslocamentos, os rebanhos deverão ser divididos em grupos de tamanho moderado e separados uns dos outros por espaços suficientes para não obstruir o trânsito;

II – os animais que circularem pela pista de rolamento deverão ser mantidos junto ao bordo da pista.”

Percebe-se no texto da lei que os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia e o Código de Trânsito ainda determina como eles devem circular para que não imponham nenhum risco à segurança.

É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros. Na hipótese de haver algum acidente, presume-se a omissão quanto aos cuidados necessários por parte do proprietário e sua responsabilização.

Agora resta saber se Piraquara pode fazer algo para inibir tal fato. Será que a Prefeitura pode responder?

Enquanto isso em Piraquara:

Maus tratos a animais! Cavalo morre na calçada em Piraquara (07/01/2020)

Acidente em Piraquara, agora matou três cavalos .Até quando? João Leopoldo Jacomel !! (14/02/2020)


O Piraquarense por Antonio C L Sávio 

3 comentários:

  1. Adriana Marcondes
    Vamos ver se esse ano que vem a prefeitura faz algo por esses coitados! Esse ano muitos atropelamento e diversos abandonos. Já passou da hora desses animais serem cadastrados e microchipados, para nesses casos o dono ser responsabilizados. Situações que muitas vezes pode custar a vida do animal e até mesmo de pessoas envolvendo acidente. Lembrando também que muitas pessoas usufrui da força do animal sem dar nenhum tipo de assistência cuidados medicamentos alimentação adequada ou água, e depois os abandona a própria sorte. Gostaria de saber o que a meio ambiente da nossa cidade fará a respeito desses animais.

    ResponderExcluir
  2. Já reclamei com a prefeitura sobre esses cavalos, mas eles nos falam que precisamos saber quem são os donos desses bichos. Mas como a gente nunca sabe quem é...

    ResponderExcluir
  3. Silmara isto realmente é um problema, ACREDITO que só possa ser resolvido com uma politica publica ambiental ou com leis mais incisivas precisamos que todos se envolvam na causa de sanar esses problemas quanto outros

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião