segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em Piraquara será Reestruturado.

A reestruturação do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em Piraquara, foi discutida em reunião entre o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, técnicos da pasta e diretores da instituição. As intervenções, ainda em estudo, preveem ampliação da estrutura física e da oferta de serviços especializados.

Com área de 6 mil metros quadrados e erguido em uma área de 42 alqueires, o hospital está em funcionamento desde a fundação, em 1926, e integra os planos de ampliação e descentralização dos serviços da saúde. O secretário explicou que as condições do prédio possibilitam ampliar os atendimentos e criar serviços modernos e diversificados para a população.

Esta é uma das estruturas que queremos dar nova vida. Estive no hospital há poucos dias com o governador Ratinho Junior e o objetivo agora é planejar serviços que irão além da dermatologia. Embora a natureza do HDSPR continue como dermatológica, pretendemos diversificar”.

Durante a reunião, a diretora-geral do hospital, Maristela Zanella, reforçou que o local pode se tornar referência em diversas áreas. “Já atendemos na nossa unidade pessoas de todo o Estado para tratamentos da área dermatológica, mas sabemos que podemos oferecer mais para a população. A reestruturação física e de serviços vai resultar em uma unidade exemplar, com potencial para expandir serviços especializados”.

PROPOSTA – O plano de reestruturação do hospital contempla a implantação de novos acessos e estacionamentos, reforma dos ambientes, aquisição de novos equipamentos, contratação de profissionais especializados e ampliação da oferta de serviços.

“A estrutura da edificação é excelente e está preservada e conservada. Nas nossas intervenções, ainda em estudo, estamos prevendo manter o estilo arquitetônico das construções existentes, mantendo a vocação original e criando ambientes que acolham e possibilitem o bem-estar dos pacientes”, explicou a arquiteta da secretaria da Saúde, Michelle Poitevin.

De acordo com o secretário Beto Preto, o Hospital em Piraquara é estratégico para a implantação de atendimentos que faltam no Sistema Único de Saúde no Paraná. “Percebemos que faltam alguns serviços e que em outros temos possibilidade de melhorias. Vejo no Hospital de Dermatologia um grande hospital, não só em tamanho físico, mas na grandeza dos serviços ofertados para a população”.

HISTÓRICO – O Hospital de Dermatologia é uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado e durante 60 anos foi voltado para atendimento de pacientes com hanseníase, por muito tempo chamada de lepra.

Após 1983, quando foi descoberta a cura e o controle para a hanseníase, foi abolida a prática de isolamento compulsório, e o então Hospital São Roque perdeu sua condição de hospital colônia, sendo denominado Hospital de Dermatologia São Roque. Em 1990 a unidade foi renomeada como Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

ATENDIMENTOS - Para ter acesso às consultas o usuário do Sistema Único da Saúde precisa de um pedido de encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O pedido é registrado na secretaria estadual e agendando conforme a complexidade do caso.

A reunião técnica teve a participação do chefe de gabinete, da secretaria, César Neves, e da coordenadora do Núcleo de Descentralização do SUS, Juliana Istchuk Bruning de Oliveira.

Depois da Noticia

"Todos sabem do nosso esforço junto ao Governo do Estado para que aquele grande complexo sirva ainda mais a população não só de Piraquara, mas de outros municípios. Principalmente depois que a nossa ex-secretária de Saúde, Maristela Zanella, assumiu a direção geral" - disse Marcus Tesserolli,  Prefeito de Piraquara, em sua fan page do face book..

Fonte Agencia de Noticias do Paraná e Face Book

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião