O que procura em "O PIRAQUARENSE"

quinta-feira, 12 de março de 2020

Piraquara adiquire um Castramóvel

Na última terça-feira, dia 10 de março, a Prefeitura de Piraquara apresentou o seu Castramóvel. A unidade móvel, exclusiva para o procedimento de castração, vai ampliar a capacidade do Programa Municipal de Esterilização e Identificação de Cães e Gatos. Após o recebimento, a Secretaria de Meio Ambiente inicia a organização do fluxo de trabalho para colocar o equipamento em funcionamento a partir do mês de abril.

De acordo com o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a aquisição do equipamento é mais um avanço na área de proteção animal. "É a continuidade de uma política pública que implementamos no município nos últimos anos. Hoje, a Prefeitura de Piraquara conta com um departamento específico de Proteção e Bem-Estar Animal, profissionais especializados, um Centro de Triagem e agora ganha o reforço do Castramóvel", destacou.

O trailer foi adquirido com recursos da Secretaria Municipal de Saúde e será operacionalizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Ele é completamente estruturado, dividido em salas de preparação, cirúrgica e pós-operatório. A unidade ainda dispõe de mobiliário próprio, gaiolas, gerador de energia, isolamento térmico, ar condicionado, rampas de acesso, banheiro, entre outros acessórios.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Juliano Ribeiro, explica que além de ofertar gratuitamente a cirurgia de castração, o programa presta toda orientação necessária para os tutores dos animais. "Além de ter o seu animal castrado e medicado, o tutor recebe toda a orientação para os cuidados pós-operatórios necessários. É mais uma conquista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para trabalhar a política pública voltada ao bem-estar e proteção animal", ressaltou.   

As diretrizes para o atendimento das famílias serão baseados no Decreto 4461/2015, que regulamenta o Programa Municipal de Esterilização e Identificação de Cães e Gatos. O cronograma e o itinerário de bairros será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Também participaram da apresentação do Castramóvel, o Vice-Prefeito, Josimar Fróes, a Secretária de Saúde, Maristela Zanella, a Secretária de Administração, Mayara Valach, a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Cristina Galerani, a Primeira Dama, Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, servidores do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, além de protetoras do município.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião