segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

15 de Fevereiro 2020 Dia "D" Contra o Sarampo

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, e segue até o dia 13 de março. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Piraquara e nos supermercados Condor e Jacomar. No Paraná, a campanha contempla pessoas de cinco a 59 anos.

A mobilização nacional preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos, entretanto, em razão dos casos de sarampo confirmados no Paraná, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais acometida pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, o Estado adota uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos.

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. 

Dia D - 15/02/2020
Para ampliar ainda mais a vacinação, neste sábado, dia 15 fevereiro, todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h, para ofertar a vacina contra o sarampo.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e que mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Onde devo tomar a vacina?

Em todas as unidades de saúde do município, no horário das 8h às 17h



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião