sábado, 18 de janeiro de 2020

Publicidade dos atos se reverte em eficiência, diz secretário de planejamento de Piraquara (PR)

Girlei Eduardo de Lima
(Foto Prefeitura de Piraquara)
Visualizou e não leu? Cidadão não admite falta de retorno

Enquanto no WhatsApp o ato de visualizar e não ler (ou não responder) pode gerar um descontentamento de quem envia a mensagem, na esfera pública o problema é bem maior. Uma demanda deixada para depois numa prefeitura pode fazer a reclamação do usuário crescer. 

"Uma calçada com desnivelamento pode causar tropeço e acidente, um documento não emitido pode fazer o usuário perder prazos e uma dificuldade de matrícula em uma creche pode atrapalhar as atividades da família. O fato de que o serviço público precisa ser eficaz é inquestionável e a necessidade de cumprimento de procedimentos burocráticos não justifica a demora".

Em Piraquara, na Grande Curitiba (PR), o sistema, digital, 1Doc foi adotado em novembro de 2018. De lá pra cá, os servidores públicos mudaram a rotina de trabalho e passaram a resolver as demandas de forma digital. Desde a implantação, mais de 300 mil documentos públicos foram registrados na plataforma. A média é de 1.068 emissões por dia. Em entrevista, o secretário de planejamento e coordenação geral de Piraquara, Girlei Eduardo de Lima diz que os indicadores de visualização motivaram os servidores a agilizarem a resolução das demandas.

ND+: O sistema 1Doc deixa o cidadão informado sobre o andamento das demandas. Como isso funciona na prática?

Secretário Girlei Eduardo de Lima: Quando um munícipe abre um protocolo solicitando um alvará ou qualquer tipo de serviço e ele direciona para a secretaria X, ele sabe o andamento. Um exemplo: licença ambiental. Ele (o cidadão) vai receber um SMS ou um email, ele recebe uma notificação do órgão onde ele abriu o protocolo. Se o (setor de) meio ambiente disparar ‘isso aqui eu estou fazendo o meu serviço, mas eu preciso que o (setor de) urbanismo também se manifeste’, no que ele encaminha para o urbanismo, o munícipe fica sabendo.

ND+: De que forma o monitoramento das demandas impacta na produtividade dos servidores?

Girlei: Quando um documento chega na minha mesa e não tem ninguém olhando, a tendência é ele ficar ali esperando que eu resolva e vai surgir algo que vai ser mais importante que aquilo. Isso na administração pública infelizmente é um fato. No sistema não tem como isso acontecer. Toda vez que eu visualizo um processo, aparece a hora e a identificação de quando eu visualizei. Então, há uma transparência. Com essa transparência, o sistema acaba alcançando maior eficiência e damos publicidade aos nossos atos do dia a dia da administração pública. É notório que houve uma melhora gigante, uma mudança expressiva tanto que tem outros serviços aqui que as pessoas perguntam ‘não tem como colocar na 1Doc?’

ND+: De que forma esse contato direto e monitoramento das demandas impactam na eficiência do serviço público?

Girlei: Nós tivemos casos em que o munícipe protocolou (a demanda) e 10, 11 minutos depois já estava pronta a resposta com o munícipe. Se fosse na era do papel, ele (o cidadão) iria fazer isso no balcão, daí o protocolo ia pegar o papel e encaminhar no malote para a secretaria e aí o setor ia fazer a resposta e depois entrar em contato com o munícipe. A gente ganha tempo, eficiência e produtividade.

Confira a matéria na integra em ND+ Bora Tirar do Papel?
por PUBLIEDITORIAL 17/01/2020 ÀS 10H49

Gostou? Curta!
Achou útil? Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião