sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Mananciais da Serra em Piraquara, abertos para visitação no final de semana

Os Mananciais da Serra em Piraquara continuam abertos para receber visitantes nos finais de semana restantes de janeiro. Localizado no Parque Estadual Pico do Marumbi, o local proporciona o contato com natureza exuberante e a história do abastecimento público de Curitiba e região.

Os visitantes podem apreciar as exposições permanentes que a Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar mantém no local e no Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra - CEAM, além de apreciar a Barragem do Cayuguava, conhecida como Piraquara I e o Reservatório Carvalho.

O passeio é ideal para famílias ou grupos e o trajeto pode ser realizado a pé ou de bicicleta. Espécies nativas da flora e da fauna vão enfeitando toda a paisagem ao longo do caminho, passando pelas trilhas do Carvalhinho e do Santuário São Francisco, com 500 m de percurso cada, pela Trilha do Salto, de 1 km, rumo à Trilha da Chaminé, com 1,5 km de extensão e, por fim, a Estrada do Carvalho, com percurso de 2,5 km. As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

Orientações: 

É importante ressaltar que por determinação do IAP - Instituto Ambiental do Paraná a entrada nas dependências do local só é permitida com a apresentação de documentos que atestem a vacinação contra febre amarela em período mínimo anterior de 10 dias.

Para curtir os passeios com conforto e segurança, recomenda-se que o visitante use roupas e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva. Na entrada há espaço para estacionamento de carros e é preciso fazer um breve cadastro, com apresentação de documento de identificação pessoal. A visitação é gratuita e aberta a toda população, é proibida a entrada de animais domésticos, deixar lixo, nadar, pescar, caçar ou retirar animais e plantas. Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

O calendário de visitação aos Mananciais da Serra, com todas as datas previstas para abertura em 2020, está disponível no site da Sanepar, no link: http://site.sanepar.com.br/visitacao/17067.

Serviço:

Horário de visitação: 8h30 às 17h30  - Entrada permitida até às 16h

Endereço: Estrada da Barragem, s/n - Vila Fuck (Entremar) - Piraquara

Prefeitura de Piraquara

Gostou??    Curtiu??  Foi útil?? Compartilhou??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião