segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Caminhada de conscientização sobre a hanseníase, em Piraquara, será dia 31 de janeiro

A Prefeitura Municipal de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Centro Especializado Dr. Germano Traple,  promove a Caminhada Janeiro Roxo, evento em comemoração ao Dia Mundial contra a Hanseníase. A atividade será realizada no dia 31 de janeiro com concentração às 9h no Parque das Águas Jacob Simião. A população piraquarense esta convidada a participar da caminhada vestindo uma peça de roupa na cor roxa.

Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país. As ações são importantes para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que haja intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma. Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica e constitui um problema de saúde pública no Brasil.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactéria e afeta principalmente a pele, mas pode afetar também os olhos, nervos periféricos e eventualmente outros órgãos. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante.

A transmissão da doença se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente.

O diagnóstico precoce auxilia na diminuição do risco da instalação das incapacidades físicas e da evolução da doença. O município de Piraquara é referência no tratamento da doença e esta ação tem objetivo de ampliar o repasse de informações, além de oferecer o diagnóstico e tratamento à população.

Informações:
CENTRO ESPECIALIZADO DR. GERMANO TRAPLE
Endereço: Rua Barão do Cerro Azul, 772
Horário: 08h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião