sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Programa "Pequeno Piraquarense" foi lançado em Piraquara

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na última quinta-feira dia, 19 de dezembro, o programa "Pequeno Piraquarense". A iniciativa tem como objetivo estimular a participação adequada das gestantes do município no pré-natal. Por meio do programa, elas receberão um kit completo após a comprovação da participação efetiva do acompanhamento gestacional e pós-parto.

Toda gestante a partir da 32ª semana de gestação que tiver comparecido a pelo menos seis consultas de pré-natal e realizado duas baterias de exames completas, receberá uma bolsa maternidade e o kit recém-nascido. Na consulta após o quinto dia do parto, o incentivo será complementado com um trocador, kit higiene, toalha de banho e fraldas, além das orientações de vacina, amamentação e demais cuidados.

O programa faz parte das ações de saúde da mulher e da criança desenvolvidas em Piraquara. "É uma forma de carinho e incentivo para que as gestantes aproveitem todo o suporte oferecido durante o pré-natal e depois do nascimento também. Esse acompanhamento é fundamental para saúde delas e do bebê em um momento importante da vida deles", destacou a Secretária de Saúde, Maristela Zanella.

As consultas de pré-natal e as baterias de exames exigidas para participação do programa são todas oferecidas pelo município. "A partir do momento que é constata a gravidez na unidade de saúde, já é agendada a primeira consulta e a bateria de exames do pré-natal. Com o programa nós queremos garantir a assiduidade mínima recomendada para um acompanhamento adequado", explicou a Coordenadora de Saúde da Mulher, Elusa Nigrin.

Durante o lançamento, na Unidade de Saúde Flávio Cini, no Jardim Primavera, o primeiro grupo de gestantes foi contemplado. O kit "Pequeno Piraquarense" é composto por uma bolsa maternidade, um edredon de berço, um travesseiro infantil, uma fronha infantil, uma toalha de capuz, duas fraldas de tecido, um trocador, shampoo, sabonete e lenço umedecido.

Em caso de dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima

A Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara orienta para que todas as mulheres com suspeita de gravidez procurem a unidade de saúde mais próxima. Hoje, todas dispõem do teste rápido já ofertado no momento do acolhimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião