sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Mananciais da Serra


Mais da metade da água consumida em Curitiba e Região vem da Área de Proteção Ambiental (APA) de Piraquara. No local, ficam os Mananciais da Serra, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi. A qualidade do precioso líquido está associada a uma legislação que busca proteger a Mata Atlântica e inibe atividades potencialmente poluidoras.

Nos Mananciais da Serra, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba. A vida nos Mananciais da Serra é tema da exposição permanente que fica na Casa da Memória.

No local, é possível conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Barragem do Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979. A história da Barragem é contada em uma exposição permanente no Centro de Educação Socioambiental.

Os Mananciais da Serra ficam a cerca de 40 km de Curitiba. O local é próprio para caminhadas e existem diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.

Entre os percursos, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

Em 2020 os Mananciais da Serra abrem duas vezes ao mês, com exceção no mês de janeiro quando estaremos abertos à visitação todos os finais de semana.

ATENÇÃO: Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) o acesso ao local está sujeito à apresentação do comprovante de vacina contra a febre amarela, em um período mínimo anterior de 10 dias. É obrigatório apresentar documento que atesta o recebimento da vacina e documento de identidade válido.

Aberto para:
Visitantes e estudantes do ensino fundamental a partir de 9 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino médio/técnico a partir de 14 anos de idade.
Visitantes e estudantes do ensino superior.
Profissionais de área técnica afim.

Dias de visitação: Mensalmente, conforme calendário anual divulgado abaixo
Horário: 08h30 às 17h30 (com entrada permitida até as 16h00)
Endereço: Estrada da Barragem, s/n - Vila Fuck (Entremar) - Piraquara - Piraquara Ver em Google Maps
O que levar: Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). Comprovante de vacina contra a Febre Amarela e documento de identificação pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião