segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Ele(a) "Não quer me dar o Divorcio"

Wanderley Neves
É comum nos procurarem, e também acho que muitos já ouviram essa queixa – Quero me divorciar, mas ele disse que não vai assinar!

Apesar da modernidade e de tanta evolução ainda encontramos pessoas que se acham donos, proprietários dos outros, em especial de seu ex.

Assim, por motivos diversos, alguém não quer mais manter um relacionamento conjugal, quer seja casamento, quer seja união estável, (amigado), porém, seu parceiro se nega a romper o vínculo, e ainda afirma categoricamente que não vai dar a tão desejada assinatura.

Todavia não existe mais essa necessidade de permissão do outro para que você possa seguir a sua vida sozinho ou até mesmo com outra pessoa, então, se seu ex não quiser assinar o divórcio, a dissolução da união estável, o juiz assinará por ele.

Claro, que seria muito mais prático, rápido e barato se houvesse o aceite, então a separação se daria de forma consensual, também conhecida de amigável, porém, não havendo a possibilidade de se chegar a bons termos a separação se dará de forma litigiosa, ou seja, haverá um embate judicial.

Claro que da mesma forma que inúmeras situações podem ensejar a vontade de rompimento do relacionamento, também o desejo de mantê-lo pela outra parte são os mais diversos, como filhos, o ainda gostar, mas, o mais comum é a divisão patrimonial, como disse minha advogada há muitos anos em meu divórcio: “Quando o dinheiro fala a verdade cala”.

Porém, a lei assegura àquele que não deseja mais manter o relacionamento conjugal, o direito de prosseguir com a sua vida da forma que melhor entenda, porque a lei tem por objetivo a felicidade de cada individuo, logo, não há o que obrigue alguém a permanecer em um relacionamento que não mais o satisfaça.

Por último vale ressaltar, que é comum fazer primeiro o divórcio e depois se discutir a divisão patrimonial, claro que ensejará mais gastos.


O Escritório Wanderley Neves & Advogados, atua em diversas áreas do direito e tem profissionais capacitados para orientá-lo. (041) 3673-5566 – WhatsApp 98456-0357.

Conheça outras opiniões de Piraquarenses ou sobre Piraquara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião