terça-feira, 16 de julho de 2019

Prefeitura de Piraquara garante merenda escolar de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino


A Prefeitura de Piraquara investe constantemente na qualidade da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, e contenham todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos estudantes do município.

Aproximadamente de 18 mil refeições são servidas todos os dias, nas 40 instituições municipais de ensino. Cerca de 3 milhões em recursos são investidos anualmente em Alimentação Escolar em Piraquara. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, repassa cerca de 1 milhão e 300 mil reais e o restante do valor é aplicado pelo município.

O Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar é responsável pela aquisição dos gêneros alimentícios, planejamento e cálculo de cardápios, pedidos de compras, testes de qualidade, armazenamento e distribuição dos insumos, pelo preparo que é realizado diariamente em cada instituição, além de acompanhar resultados com os alunos.

Atualmente são nove tipos de cardápios servidos a cada mês para atender todas instituições. A gestão dos recursos financeiros utilizados é analisada pelo Conselho Alimentação Escolar e os cardápios também são levados para as reuniões da Comissão de Alimentação Escolar, onde são discutidas novas possibilidades e levadas as sugestões para os meses seguintes.

Para aprimorar ainda mais o cuidado com a alimentação escolar, os servidores municipais, que trabalham como merendeiros, nas Escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs participam constantemente de programas de capacitação.

Nos dias 08 e 09 de julho, aproximadamente 90 merendeiros, estiveram na Faculdade Integradas do Brasil - Unibrasil, participando da capacitação com o tema: "Aproveitamento Integral de Alimentos". O desafio era realizar preparações utilizando os alimentos em sua totalidade, evitando o desperdício e extraindo tudo de bom que os alimentos podem oferecer.

A Supervisora de Estágio de Segurança Alimentar, professora Geisa Liandra de Andrade de Siqueira, reassalta que o principal impacto para os alunos é nutricional. "Utilizamos comidas que geralmente as crianças têm resistência, mas que são ricas em fibras e nutrientes, com a preparação diferenciada temos boa aceitação", afirmou a professora.

Everton Richard Miranda, que trabalha há sete anos, no CMEI Cantinho do Brincar no bairro Guarituba, relata que é fundamental participar de ações como esta. "É muito importante para os novos funcionários da rede e também para reciclar quem tem mais tempo no trabalho, recebemos conhecimento e temos oportunidade de colocar em prática", destacou Everton.

Fonte Prefeitura de Piraquara




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião