sábado, 15 de junho de 2019

Morro do canal em Piraquara historia, informações e dicas

Morro do Canal com historia e informações, como chegar, altura, dicas e dificuldade da trilha, em Piraquara Pr. região metropolitana da capital paranaense.


Morro do Canal em Piraquara, que leva esse nome devido ao fato de antigamente existir no local uma antena de um canal de rádio.

O Morro do Canal faz parte do Parque Estadual do Pico Marumbi, são 1359 metros de pura beleza e aventura. Do topo da montanha é possível avistar as represas Piraquara 1, 2 e a represa do Irai. Suas trilhas são bem sinalizadas, sendo uma das montanhas mais fáceis da Serra do Mar, seu nível de dificuldade é considerado médio devido a situação geográfica do local. Um de seus atrativos é as escaladas, que estão dispersas em diversos setores. São aproximadamente 2 horas de trilha, onde você ira encontrar muita beleza e desafios, como paredões, subidas com correntes e grampos além de trilhas com degraus feitos de raízes e pedras.

É a montanha mais próxima de Curitiba, localizada em Piraquara. Apesar de fazer parte do Parque Estadual do Pico Marumbi, ela está situada dentro de uma propriedade particular, a fazendo seu Zezinho, que recebe muito bem os visitantes e ainda podemos encontrar uma lanchonete, sorveteria e banheiros, a entrada tem o custo de R$ 10,00 (dez reais) para carro e R$ 5,00 (cinco reais)  para moto, além de área para campi ng.

A diferença de altura do pé do morro, na fazendo do seu zezinho até o cume do Morro do Canal são aproximadamente 372 metros e o caminho total a ser percorrido são 1360 metros, o tempo de subida médio é de 1 hora e meia. No verão principalmente na parte da tarde, é comum as nuvens fecharem a montanha e nesse caso você não consegui avistar muito da beleza da paisagem, por isso é importante checar a previsão do tempo antes de se aventurar.

O sítio do seu zezinho fica no caminho Trentino dos Mananciais de Piraquara, para quem sai de Curitiba, o melhor acesso é através da BR-277 sentido litoral paranaense, no ultimo retorno antes do pedágio no sentido contrario das praias, são aproximadamente 300 metros após o serviço de atendimento ao Usuário, vire a direita no primeiro acesso, em uma estrada de chão e você estará no caminho Trentino dos Mananciais, dali em diante é só seguir as placas hora marcadas como Morro do Canal.



2 comentários:

  1. É errada a afirmação de que o Morro do Canal em Piraquara leva esse nome devido ao fato de antigamente existir no local uma antena de um canal de rádio. Não tem nada a ver isso. O Morro já tinha esse nome muito antes da instalação da antena de radio comunicação que foi instalada no meio da década de 1990 e retirada antes da virada do século. Conforme explicação dada pelos conquistadores do Morro, entre eles o lendário Vitamina, que batizou o Morro do canal junto com seus companheiros de conquista, o nome se da em função dos diversos rios que nascem na encosta do morro, e depois somem em sumidouros no sopé da montanha, num contexto morfológico conhecido como campo de matacões. Devido ao fato desses rios sumirem em canais subterrâneos, provavelmente alimentando fraturas e falhas geológicas, é que seus conquistadores o batizaram como Morro dos canais, inicialmente, em referencia aos canais subterrâneos. E com o passar do tempo o nome acabou se ajustando para Morro do canal.

    ResponderExcluir
  2. para melhor entendimento sobre a origem do nome do Morro do Canal e a historia da sua conquista pesquisar a materia no https://altamontanha.com/morro-do-canal-50-anos/

    ResponderExcluir

Deixe sua opnião