![]() |
A Igreja fundada em 1876 é o centro da Colonia nova Tirol |
Rota turística na região metropolitana de Curitiba une história, gastronomia e belezas naturais

"A igreja católica é o centro da Colônia Imperial de Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra. O conjunto arquitetônico e histórico foi formado por um grupo de 351 imigrantes trentinos e tiroleses (oriundos de regiões que atualmente compõem a Itália e a Suíça) chegados ao Brasil na última metade do século 19.
As 59 famílias trouxeram juntas a imagem de Nossa Senhora da Assunção e fundaram a igreja. Também trouxeram as tradições e técnicas agrícolas da região de origem para introduzir na então selvagem área onde se alocaram.
Há pelo menos quatro casinhas de madeira praticamente intactas e centenárias na vila que fica a 28 quilômetros da praça Santos Andrade, no centro de Curitiba.

Numa dessas casas mora dona Maria de Lourdes Senter, que vive ali desde quando nasceu. “Esta casa era dos meus avós. Meu pai morou aqui e daqui eu não saio. Temos tudo o que precisamos aqui. Paz e trabalho”, disse.
A casa de Maria de Lourdes fica a poucos metros do Parque Trentino, espaço criado em 2011 para abrigar o calendário de eventos da comunidade que é famosa por ser festeira.


As duas últimas entidades se uniram para criar o caminho gastronômico que pode ser visitado de carro ou bicicleta. “As pessoas que moram em torno dessa estrada são pequenos produtores. A nossa ideia foi uni-los para aumentar a renda e união entre eles. Esse lugar tem tudo: história, natureza e pessoas maravilhosas”, disse Simone Brescansin Mattar, presidente da Trento Transforma.
O ponto zero da estrada é justamente a sede da cooperativa de agricultores onde há um quiosque em que os visitantes podem comprar a produção de queijos, salames, vinhos e geleias coloniais.
“A principal vocação de Piraquara é o turismo. Por estarmos na área de manaciais não podemos ter indústrias. Assim, contamos com as visitas para escoar a produção artesanal das famílias”, explica Simone.
A maior parte dos cerca de 10 quilômetros da estrada Nova Tirol eram de saibro até o último mês de abril quando a rota foi pavimentada pelo governo estadual com paralelepípedos de concreto.
Em alguns pontos da rota, há bifurcações importantes como a que leva ao Morro do Canal, 1,3 mil metros acima do nível do mar de onde é possível ter ver Paranaguá e Antonina, distantes uns 70 quilômetros dali. Ou a que leva ao Reservatório do Carvalho, entre outras atrações da região.

Fonte Gazeta do Povo "SANDRO MOSER 22/06/2019 17:48"
"Fotos "Letícia Akemi / Gazeta do Povo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opnião