segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Teve início a Semana de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara

Tiveram início nesta segunda feira (24) as atividades da Semana de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara. Instituída por meio da Lei Gustavo Rosa Calonga, Nº - 1387/2014, a mobilização tem como objetivo esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

Neste ano, todos os 12 mil alunos da rede municipal de ensino vão receber um kit com materiais informativos sobre o tema. Na terça feira, dia 25, será realizada uma "blitz" em parceria com o Hemepar, a partir das 09h, em frente à Igreja Matriz, para o cadastro de doadores de medula óssea.

No local também serão prestadas informações e esclarecimentos sobre os procedimentos de doação de sangue e cadastro de doadores de medula. No decorrer da semana as crianças seguem recebendo os kits que serão trabalhados em sala de aula com os professores.

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga instituiu em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.

Dúvidas frequentes

O QUE EU PRECISO FAZER PARA ME TORNAR UM DOADOR?

Ter entre 18 e 54 anos de idade; Estar em boas condições de saúde;

Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue;

Fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME)

COMO É FEITO O CADASTRO?

A pessoa que deseja ser um doador de medula óssea deve procurar Hemocentros e Unidades de Coleta e Transfusão e preencher um formulário com seus dados. É importante sempre atualizar o cadastro. Somente com as informações atualizadas será possível localizar o doador depois da confirmação de compatibilidade com o paciente. Para isso, vá até onde você realizou o seu cadastro ou preencha suas informações no portal do Instituto Nacional do Câncer (INCA): www.inca.gov.br/doador




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião