sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Prefeitura promove ações da Semana de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara

Nesta semana a Prefeitura desenvolveu as ações da Semana de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara. Há quatro anos o município realiza a mobilização, desde a instituição da Lei Gustavo Rosa Calonga, que prevê uma semana de atividades que objetivam o esclarecimento e conscientização sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

Na terça-feira, dia 25, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários em parceria com o Hemepar promoveram uma blitz educativa, em frente à Igreja Matriz, para o cadastro de doadores de medula óssea. Também foram distribuídos kits com materiais informativos sobre o tema e prestadas informações e esclarecimentos sobre os procedimentos de doação de sangue e cadastro de doadores de medula.

A ação contou com a presença de Marcos Calonga, pai do Gustavo, jovem piraquarense que inspirou a criação da lei há quatro anos. Marcos participou da mobilização e falou sobre a importância de informar as pessoas sobre a doação de medula óssea. "As pessoas precisam se conscientizar de que é uma coisa simples, e que você tem a oportunidade de salvar uma vida ainda em vida."

Durante a semana, os alunos da rede municipal também receberam os kits e trabalharam o tema em sala de aula com os professores. Segundo a Secretária de Saúde, Maristela Zanella, a mobilização dentro das escolas é fundamental. "Cada aluno representa uma família, e a gente sabe que é a criança que sensibiliza pais e irmãos para essa importante ação. Nossa expectativa é atingir aproximadamente 40 mil pessoas com a ação", comentou.

Confira as fotos

Lei Gustavo Rosa Calonga

A Lei Gustavo Rosa Calonga instituiu em Piraquara a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue e Medula Óssea, com o objetivo de esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a leucemia, além de incentivar a doação de sangue e o cadastro de medula.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, Gustavo Rosa Calonga, que faleceu aos 11 anos em abril de 2014 por falta de um doador compatível de medula óssea. As ações vão ocorrer sempre no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo.

Dúvidas frequentes

O QUE EU PRECISO FAZER PARA ME TORNAR UM DOADOR?

Ter entre 18 e 54 anos de idade; Estar em boas condições de saúde;

Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue;

Fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME)

COMO É FEITO O CADASTRO?

A pessoa que deseja ser um doador de medula óssea deve procurar Hemocentros e Unidades de Coleta e Transfusão e preencher um formulário com seus dados. É importante sempre atualizar o cadastro. Somente com as informações atualizadas será possível localizar o doador depois da confirmação de compatibilidade com o paciente. Para isso, vá até onde você realizou o seu cadastro ou preencha suas informações no portal do Instituto Nacional do Câncer (INCA): www.inca.gov.br/doador

Fonte Prefeitura de Piraquara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião