sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Prefeitura de Piraquara inaugura nova Farmácia Central e Centro de Abastecimento Farmacêutico

Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, foi inaugurada nova Farmácia Central e Centro de Abastecimento Farmacêutico de Piraquara. O espaço, com área de 232,23 metros quadrados, dispõe de estrutura adequada às normas técnicas e ambientes equipados para o atendimento da população. Em homenagem a um dos precursores do serviço farmacêutico no município, o prédio público foi denominado "Dr. Sergio Alves de Araujo".

A nova farmácia, instalada em um imóvel de propriedade do município, recebeu o investimento de R$ 268.575,69. Localizado em um ponto de fácil acesso, o equipamento também abriga o Centro de Abastecimento Farmacêutico, oferece atendimento especializado por meio da Sala de Atenção Farmacêutica e possui um ambiente de dispensação de medicamentos com guichês e painel de senha eletrônico.  

A Secretária de Saúde, Maristela Zanella, destacou o trabalho desenvolvido pela equipe da farmácia e a importância de um local adequado para a prestação do serviço. "Nos últimos anos avançamos com a descentralização, implantação do sistema de gestão e controle, e agora estamos entregando um local estruturado que atende todas as exigências para o armazenamento e dispensação, o que garante a qualidade dos medicamentos", explicou.

Já o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, falou sobre a ampliação dos investimentos na área nos últimos anos. "Hoje estamos inaugurando um espaço estruturado para ao atendimento farmacêutico, mas desde 2013 ampliamos de forma expressiva o investimento em medicamentos. Em 2012 foram investidos um pouco mais de R$ 105 mil, e nós, de forma progressiva, ultrapassamos o valor de um milhão em 2017, o que representa ampliação de 1000% de recursos aplicados em medicamentos", finalizou.

Homenagem  

Durante a solenidade, também foi prestada uma homenagem aos familiares do Dr. Sergio Alves de Araujo. Bastante emocionada, a filha Maria de Lourdes Araujo Smaka fez um relato sobre a história profissional e de vida do homenageado. "Ele montou a primeira farmácia de Piraquara na Avenida Getúlio Vargas em uma casa que foi demolida. Na frente tinha os medicamentos em anexo ao consultório, onde diagnosticava seus pacientes", relembrou.

O Prefeito Marquinhos entregou uma placa de homenagem à família e enalteceu o legado deixado pelo Dr. Sérgio. "Nós precisamos reconhecer e resgatar o trabalho de famílias que sempre acreditaram em Piraquara e contribuíram com o desenvolvimento da nossa cidade", ressaltou. 

Primeiro atendimento

O morador do bairro Santa Mônica, Valdormir Furst, foi o primeiro munícipe atendido na nova Farmácia Central e aprovou a estrutura. "Ficou bem melhor do que o espaço antigo, com melhor acomodação e estrutura para a população. Muito bom mesmo", reconheceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião