quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Piraquara promoveu "I Encontro Municipal: Primeiros passos para inclusão da pessoa com deficiência"

Na última sexta-feira, 14 de setembro, foi realizado o I Encontro Municipal: Primeiros passos para inclusão da pessoa com deficiência, no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza. O evento, promovido pelo Comitê Municipal de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência e as secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde e Educação, contou com a participação de cerca de 130 pessoas, entre especialistas da área, representantes de entidades da sociedade civil, servidores e comunidade.

O encontro teve início às 8h30, e sua programação contou com diferentes apresentações culturais e palestras nas áreas de educação física, saúde e educação. Às 9h20, a convidada Eliana Patrícia, professora de Educação Física do Centro Universitário UniBrasil, falou sobre "A importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade". Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná Rafael Reis trouxe o tema "Política Pública de Esporte" para a discussão, seguido pela palestra da professora Paula Fakaguti, do Centro Universitário Uninter, sobre "Inclusão escolar do aluno com deficiência: práticas para além da integração".

No período da tarde as atividades continuaram com uma palestra sobre "Rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência", ministrada por Raquel Bampi, fisioterapeuta e Coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência da SESA. O evento contou também com a apresentação de dança "Piraquara com certeza" realizada pela APAE, dos alunos Alice e Marcelo do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e Centro da Juventude (CJ), e da companhia de dança Guerreiros, que, além de se apresentar, compartilhou experiências satisfatórias do grupo com pessoas com deficiência.

O encerramento do encontro contou com uma apresentação da prática esportiva e fala da equipe Paravolley do Círculo Militar do Paraná. Quatro membros do grupo são de Piraquara, entre eles os atletas Diogo Demarqui e Elessandro França, que deram depoimentos sobre suas experiências. Neste ano, a equipe, treinada pelo técnico Marcelo Francisco de Oliveira, ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião