quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Morro do Canal em Piraquara é um dos locais de celebração dos 139 anos da primeira conquista do Pico do Marumbi



No dia 21 de agosto de 1879, pela primeira vez, uma equipe subiu uma montanha com fins puramente esportivos no Brasil. O grupo de esportistas era formado por Joaquim Olimpio Carmeliano de Miranda, "o Pai do Montanhismo", Bento Manoel de Leão e Antônio Messias. Os três conquistaram juntos os 1.539 do ponto mais alto do complexo do Marumbi.

Para comemorar 139 anos deste tão importante marco para o montanhismo do nosso país, no dia 19 de agosto esportistas do estado subirão o maior número de montanhas possíveis da região do estado. Em Piraquara será possível celebrar esta data no Morro do Canal, principal montanha da região.

Os participantes estão convidados a gravar vídeos para registrar o momento às 12h, momento de saudação das montanhas e comemoração do marco. A divulgação dos materiais deve estar acompanhada das seguintes hashtags: #139anosdaconquista #paidomontanhismo #marumbi #trilheirosdopr #nasnuvensmontanhismo #NNM #montanhistadecristo #AMC #FEPAM #CPM.

A ação é promovida pela Federação Paranaense de Montanhismo com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara e conta com a participação especial dos Trilheiros do Paraná, Escoteiros Guardião das Águas e outros grupos de montanhismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião