O que procura em "O PIRAQUARENSE"

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Câmara de Vereadores de Curitiba homenageia Hospital San Julian de Piraquara

Hospital San Julian é convidado a participar de plenária na Câmara Municipal de Curitiba

Em 08 de agosto de 2018 o Conselho Diretor, juntamente com seus gestores, estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores de Curitiba, através do convite do vereador Sr. Mauro Ignácio e Vereador Colpani

Sr. Mauro iniciou sua fala fazendo um breve discurso, neste discurso contou um pouco da sua visita ao nosso hospital, da infraestrutura e os serviços oferecidos pelo San Julian, relatou sobre a experiência de conversar com um dos pacientes, o qual lhe impressionou pela história de vida do jovem paciente. Falou ainda sobre as dificuldades financeiras que o hospital enfrenta, mesmo oferecendo serviço de qualidade e possuindo uma equipe técnica e de apoio de qualidade, mas que a instituição necessita de recursos para continuar oferecendo toda esta estrutura para os seus pacientes, visto que o Hospital atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Representando o Hospital, foi repassado a palavra ao nosso diretor técnico Dr. Ricardo, o qual explicou aos presentes, um pouco sobre o tratamento dado as pessoas que buscam por recuperação da dependência química e o tratamento oferecido a pessoas com transtornos mentais. Falou sobre a equipe técnica que compõe o hospital, assim como falou do importante trabalho realizado pelos voluntários. Citou ainda as dificuldades em manter toda esta estrutura devido a falta de investimento. Apontou superficialmente algumas estatísticas voltadas ao elevado número de suicídios, pessoas com depressão e doenças voltadas à saúde mental, assim como números expressivos sobre o uso de drogas.

Logo em seguida, o Prof. Dr. Affonso Antoniuk foi convidado a palavra, onde contou um pouco de sua trajetória de vida, falou também sobre o hospital e sua história ao longo dos seus 50 anos. Expondo as dificuldades que enfrentou e ainda enfrenta para manter o hospital aberto e atendendo toda esta elevada demanda de pacientes e familiares que recorrem diariamente em busca de ajuda. O Professor Dr. Affonso Antoniuk por diversas vezes convidou a todos os vereadores para conhecer a estrutura do hospital.

Foi exposto a todos os presentes nossos vídeos institucionais.

Aberto a palavra aos vereadores.

O vereador Sr. Felipe Braga Côrtes, iniciou sua fala parabenizando pelo trabalho realizado pelo hospital San Julian, sugerindo a bancada de saúde para visitar., finalizando sua fala citando: “Parabéns a toda a equipe, que venha mais 50 anos de muito trabalho“.

Em seguida o Vereador Professor Sr. Euler, parabenizou em especial ao Dr. Ricardo por ser seu ex aluno. Expondo sobre uma realidade em que vive, jovens estudantes de medicina, e também jovens que prestam cursinhos para o curso de medicina, que tem um alto índice de suicídio. Questionando a possibilidade do hospital San Julian desenvolver algum trabalho voltado para a prevenção para este publico. Dr. Ricardo respondeu a esta pergunta, informando sobre o projeto institucional Psiquiatria para todos! Projeto este que leva os nossos profissionais as escolas, empresas e a todos que solicitam.

Em seguida foi a vez da Vereadora Professora Sra. Josete falou sobre a realidade das políticas públicas voltadas as drogas, da necessidade que o legislativo tem de rever estas políticas. Questionando também qual diferença da abordagem e tratamento para Dependência Química e para pessoas com Transtornos Mentais, baseado nos CAPS. Dr. Ricardo explicou a diferença entre o tratamento hospitalar e o tratamento realizado em CAPS.

Os vereadores Sr. Hélio Wirbiski, Vereador Sr. Jairo Marcelino, Vereador Sr. Bruno Pessuti, Vereador Sr. Colpani e Vereador Oscalino do Povo,  parabenizaram pelo trabalho que o hospital presta a sociedade paranaense. Agradeceram tambem ao vereador Marcio Ignacio que trouxe um tema tão relevante para ser discutido na atualidade.

A vereador Sra. Maria Manfron, parabenizou a todos do hospital, informou que não conhece o hospital, mas sempre ouviu falar muito bem. Questionou sobre o tratamento fornecido em pós alta. O Dr. Ricardo explicou o tratamento realizado pela rede de saúde mental oferecido pelo SUS.

O Vereador Sr. Ezequias Barros questionou o que os vereadores hoje pode fazer para disponibilizar recursos para estes leitos. O Dr. Affonso falou sobre as dificuldades financeiras que o hospital enfrenta, principalmente a necessidade de reformar a cozinha hospitalar e também de atendermos o público do sexo feminino, visto o elevado número de mulheres, independentes da idade, que estão envolvidas com drogas.

A Vereadora Sra. Katia Dittrich falou sobre o preconceito existente e sobre a população de rua. Dr. Ricardo então explicou sobre o trabalho que o serviço social e psicologia do hospital realizam com os familiares. E que o preconceito é combatido em sociedade.

Feito as considerações finais pelo Professor Dr. Affonso Antoniuk,  agradecendo a todos os vereadores e vereadoras.

Ao final foi entregue uma menção honrosa ao Hospital San Julian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião