quarta-feira, 12 de julho de 2017

Cave Colinas de Pedra: espumantes também são referência no inverno


Espumante pode e deve ser uma opção nos dias frios

Muito se fala no inverno dos vinhos tintos que garantem um sabor mais forte ao paladar, ideal para acompanhar as comidas típicas da estação, desde sopas com pães até carnes grelhadas e massas. É quase instintivo pensar durante o inverno em bebidas que remetem ao frio. Mas engana-se quem pensa que espumantes ou vinhos frisantes são indicados apenas para o verão. Essa lenda deve-se talvez à ideia que na praia ou em dias quentes e ao ar livre, champanhes, cavas, proseccos ou outros tipos de espumantes fazem sucesso justamente porque são considerados bebidas mais refrescantes, sendo preferencialmente tomadas em temperaturas mais baixas, chegando até a 5º C.

E essa fama faz com que muitas pessoas deixem os espumantes de lado quando as temperaturas caem, principalmente no sul do país. Pensando em desmistificar esse conceito a Cave Colina de Pedra mostra aos clientes que os espumantes também podem fazer parte da adega durante o inverno. Eles podem ser servidos como acompanhamentos ou sozinhos, seja para uma ou mais pessoas. "Estamos há dois anos no mercado local e temos visto muitas famílias que nos visitam e mudam essa mentalidade de que nos dias frios apenas vinho tinto combina", diz Rafaelle Portugal, sócio-proprietário da Cave Colinas de Pedra, localizada em Piraquara (PR).

Saber apreciar um espumante exige o conhecimento de algumas características, pois a harmonização vai além de despertar as papilas gustativas. Os espumantes da Cave por exemplo, Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé, organizados em ordem crescente, dizem respeito quanto aos açúcares que estão presentes nessas bebidas. Ou seja, o Nature é o mais seco enquanto o Doce é aquele que possui mais açúcar e costuma ser mais indicado para acompanhar sobremesas.

O Tunnel Nature não possui adição de açúcar, proporcionando assim uma degustação com destaque dos seus aromas naturais. De cor amarelo-palha, com reflexos esverdeados. Perlage intenso, com bolhas pequenas e persistentes. Aromas de médio ataque, muito fresco, com leveduras, tostados, mel e frutas secas com damasco e amêndoas. Paladar encorpado, com acidez equilibrada, bastante seco. Vinho Base: Aproximadamente 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir com tempo mínimo de maturação em cave de 24 meses. Já o Tunnel Brut possui cor amarelo-palha, com reflexos esverdeados. Sua perlage é fina e persistente. No olfato delicada mistura de frutas secas como damasco e amêndoa, com acidez agradável e boa persistência. Vinho base: Aproximadamente 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir. Já o Tunnel Extra Brut possui a mesma coloração com perlage fina e persistente.

Já o Brut Rosé como o nome sugere, possui coloração rosada com reflexos alaranjados, resultante de um longo período de guarda. No olfato, destacam-se aromas de mel, compota de figo e rosas. Apresenta excelente textura, com acidez equilibrada com gosto marcante e agradável. Vinho base: 100% Pinot Noir com tempo de maturação em Cave de 24 meses. O Moscatel possui aroma frutado e floral, característica do varietal. Apresenta coloração amarelo-palha, com reflexos esverdeados e paladar macio e delicado, com equilibrada doçura e acidez. E o Tunnel Moscatel Rosé resultado das variedades Moscato Branco, Moscato Giallo e Moscato de Hamburgo, oferece uma tonalidade levemente rosada ao espumante, elaborado pelo Método Asti. Apresenta perfeito equilíbrio entre acidez e açúcar, contendo aromas e sabores que lembram frutas e florais...

A diferença dos espumante Tunnel, também está na maneira com que são produzidos, gerando resultados diversos e adequados para cada garrafa. O método da Cave Colinas de Pedra é o mais tradicional ou Champenoise, que é mais encorpado, com aromas oxidativos e envelhecidos, uma vez que tem a segunda fermentação na própria garrafa. Ele acompanha perfeitamente os pratos mais elaborados, sendo um dos mais indicados para o inverno. "Por isso nosso cardápio na Cave prioriza pratos quentes e elaborados, tradicionais do Estado. Assim na própria visita os clientes comprovam que o espumante não só combina com o inverno, como com a gastronomia que vendemos aqui", explica Rafaelle.

Para explicar ainda mais, a técnica Charmat tem uma estrutura mais leve, pois faz a segunda fermentação em grandes autoclaves. Isso resulta numa bebida menos encorpada e mais simples, indicada para acompanhar petiscos e outros alimentos suaves. Já Moscatel, que não é envelhecido na Cave Colinas de Pedra, mas existe para venda, tem sua produção inspirada num método criado na região de Asti, na Itália. É um espumante bastante aromático e com sabor mais doce, perfeito para o acompanhamento de sobremesas à base de frutas, inclusive para acompanhar fondues, famosos e bastante apreciados nesta época do ano.

O Demi-Sec é o meio termo entre os espumantes Moscatel e o Brut Seco, sendo uma excelente opção para harmonizar com aves – como perus –, e outros acompanhamentos agridoces. E o Prosecco é um espumante mais cítrico que apresenta leveza e descontração, de origem italiana, indicado principalmente para pratos mais leves.

Sobre a Cave

De um antigo sonho, surge o projeto da Cave Colinas de Pedra, que fica em Piraquara, região metropolitana de Curitiba (PR). O empresário Ari Portugal, idealizador e fundador da Cave Colinas de Pedra, em 1999 comprou uma área de 45 hectares aos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova, em Piraquara (PR), para em princípio criar uma pousada ecológica. No ano seguinte, uma nova oportunidade surgiu, e o empresário arrematou em leilão público, da extinta Rede Ferroviária Federal S.A - RFFSA, a estação, o túnel ferroviário desativado, localizado a 140 metros da estação e uma litorina sucateada. "Tudo ainda cabia no projeto par integrar a pousada", explica Rafaelle Portugal, filho do empresário e administrador da Cave.

Após a aprovação de todos os projetos, surgiu uma nova ideia, a de viabilizar a adaptação do túnel em cave de maturação de espumantes. A partir daí, o sonho começa a ganhar força. O túnel foi fechado nas duas bocas e, por dois anos consecutivos, testes diários foram realizados: temperatura e umidade, além de contatos e pesquisas com profissionais do vinho. Ao final do período, foi constatado que a temperatura interna da Cave variava apenas 1°C ao longo de todo o ano, sendo 16°C no inverno e, no máximo 17°C, no verão, uma excepcionalidade que reunia as condições mais adequadas para a maturação de vinhos espumantes. "Foi exatamente essa constatação que fez com que a construção da pousada fosse adiada e desse início ao investimento num audacioso projeto de maturação e processos finais do vinho espumante no interior do túnel", conta Rafaelle.

O túnel possui extensão de 429 metros, com 5 metros de altura e 3,5 metros de largura. As duas portas internas, no espaço da Cave, possuem portas tipo “cofre forte”, ambas de alta resistência. A capacidade de armazenamento é de 50.000 garrafas, porém existe uma cave reserva, podendo elevar esse número a 500.000 garrafas. Vale dizer que a Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem. "A primeira fase de elaboração do espumante é feita pela tradicional vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira (RS), de propriedade do respeitado enólogo chileno Mário Geisse, orgulho em ter essa parceria de sucesso", explica Rafaelle que ainda completa que toda administração fica por conta da família Portugal.

A Cave Colinas de Pedra oferece aos visitantes e clientes o vinho espumante da marca própria Tunnel nas versões Nature, Brut, Extra Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé.

A Estação Roça Nova, cuidadosamente restaurada seguindo as principais características da época, abriga em dois pavimentos, restaurante e loja de venda das Espumantes da Cave Colinas de Pedra. Na cozinha, a matriarca da família Portugal, Rosi Mari, esposa do fundador Ari, cria deliciosos pratos exclusivos, que harmonizam com os espumantes Tunnel. Além de queijos diversos, pães especiais, mini saladas e deliciosas sobremesas. A Mesa Gourmet, convida os visitantes a degustar cada prato com muita tranquilidade e, claro, apreciando uma espumante, num ambiente cheio de nostalgia, por vezes interrompido pelos apitos dos trens que passam a poucos metros da estação.

Serviço:

Dias de funcionamento: de quarta a domingo das 10 às 17 horas.
Sábados, domingos e feriados opção da Mesa Gourmet no almoço.
Contato - pelo whatsapp (41) 9 9667-5000.

** Eventos – reservas de quarta a sexta-feira (mínimo 25 pessoas) e finais de semana (sob consulta) através do email contato@cavecolinasdepedra.com.br

Como chegar: A partir das alças do Contorno Leste/PR 415, em Piraquara/PR, seguir em direção ao centro da cidade de Piraquara (+/- 2,5 km). Passando a Prefeitura, virar a direita no Posto Ipiranga, pela Rua Maria Carolina Wilk e seguir até o final (cerca de 500 metros). Virar a direita, pela Rua Nova Tirol, e seguir em frente por aproximadamente 3,5 km, até chegar no Posto de Saúde das Capoeiras dos Dinos. Neste ponto, virar a esquerda pela Rua Antonio Brudeck e seguir por 5 Km, até chegar na Antiga Estação Ferroviária de Roça Nova, hoje Cave Colinas de Pedra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião