sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prefeitura de Piraquara combate o despejo irregular de lixo na Vila Fuck

Nesta quinta, dia 22, a Prefeitura de Piraquara realizou uma ação de limpeza na Vila Fuck. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura retirou grande quantidade de lixo, móveis velhos, entulhos e caliças em uma área entre o Conjunto Habitacional Vista da Serra e a linha férrea. Além de depreciar o ambiente, o acúmulo de lixo a céu aberto traz riscos a população e contribui para a proliferação de doenças.

É proibido em Piraquara depositar, permitir a deposição ou propiciar a deposição de lixo, bens inservíveis, entulho de obra ou resíduos de poda em terrenos baldios, imóveis públicos ou privados, bem como em encostas, rios, valas, ralos, canais, lagoas, áreas protegidas ou em qualquer outro local não autorizado pelo Poder Público.

A coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos no município são regulamentados pelas Leis Municipais 907/2007 e 897/2007, que determinam direitos e deveres do poder público e do gerador, além das sanções para quem cometer infrações. O lixo deve ser disposto para a coleta nos dias certos em frente às residências (preferencialmente em lixeiras), ou junto ao portão dos comércios.

Fiscalização

A responsabilidade pela fiscalização ambiental no município é da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo que realiza monitoramento das áreas com maior incidência de despejo irregular e tem aplicado multas aos infratores. Quem constatar o despejo de resíduo irregular, ou alguma outra atividade que cause dano ambiental pode efetuar a denúncia por meio do telefone 3590-3518, o denunciante terá a identidade preservada. Em situações de flagrante a Polícia Militar também pode ser acionada pelo telefone 190

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião