O que procura em "O PIRAQUARENSE"

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Prazo para o alistamento militar encerra amanhã (30)

Piraquarenses nascidos em 1999 terão até amanhã, dia 30 de junho, para realizarem o alistamento militar de 2017. O jovem deverá utilizar o serviço online para o cadastramento, disponível no site da Prefeitura.

O alistamento é obrigatório para todo jovem do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos. Quem perder o prazo estará em débito com o Serviço Militar, o que causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte, inscrever-se ou assumir cargos públicos, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais, entre outros.

Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do país até que atinja 45 anos de idade, período dentro do qual ainda pode ser convocado. O cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em:

- Organização Militar da Ativa;

- Orgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio; ou

- Tiro de Guerra

 Alistamento online

O alistamento online consiste em possibilitar o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário. É necessária a utilização dos dados do CPF e de qualquer um dos seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento;

- Certidão de Casamento;

- Nacionalização;

- Registro Geral (Identidade);

Caso não possua CPF, faça sua inscrição no cadastro de contribuintes acessando a Receita Federal.

Haverá necessidade também de possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de email particular para o envio de mensagens, como por exemplo, local e data do exame de seleção, entrega de documentos, aviso de agendamento de datas e outras comunicações de seu interesse.

Caso não possua número de celular ou e-mail, dirija-se a uma Junta de Serviço Militar próxima de sua residência e realize seu alistamento de forma presencial.

Prazo: até 30 de junho

Fonte Prefeitura de Piraquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião