quarta-feira, 28 de junho de 2017

Coral da UTFPR faz apresentação para presos de Piraquara

Em uma apresentação inédita, presos da Penitenciária Central do Estado -Unidade de Progressão (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, assistiram ao Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, no último sábado (24).

Canções eruditas, indígenas, africanas e japonesas fizeram parte do diversificado repertório apresentado pelo grupo, composto por alunos da universidade e pessoas da comunidade. A apresentação, que ocorreu no pátio da penitenciária, faz parte do espetáculo “Fronteiras” e foi uma preparação para o encerramento do Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, que acontece no dia 20 de agosto, no Teatro Guaíra.

"O objetivo do espetáculo é justamente enxergar essa outra realidade e refletir sobre a nossa vida. Fiquei emocionada e gostei muito da receptividade deles. Precisamos quebrar o preconceito e tentar melhorar a sociedade", opina a maestrina do coral, Priscilla Prueter.

A unidade prisional está aberta a iniciativas artísticas e culturais, anuncia a diretora da PCE-UP, Cinthia Mattar Bernardelli Dias. “Foi uma iniciativa maravilhosa que foi muito bem recebida pelos presos. Deu para perceber a emoção de todos. Esperamos contar mais vezes com o Coral da UTFPR e também com outras instituições para trazer esse alento e promoção cultural que é preciso incentivar”, afirmou a diretora.

Para o detento J. F., 25 anos de idade, preso há sete meses na penitenciária, a apresentação o incentivou a perseguir um sonho. "Eu e todos aqui gostamos muito da apresentação. Tenho o sonho de cantar quando sair daqui. Agradeço a todos que se esforçaram para sair de suas casas e passar a tarde conosco”, disse ele.

CULTO ECUMÊNICO - Além do coral, a penitenciária foi palco de um culto ecumênico na última sexta-feira (23), que contou com a participação de diversas entidades religiosas e do Conselho da Comunidade local. A cerimônia foi realizada no pátio de sol da unidade penal e teve a participação voluntária de 100% dos presos, cerca de 180 detentos.

Fonte: DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO - DEPEN Notícias 27/06/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião