quinta-feira, 29 de junho de 2017

A XI Conferência Municipal de Assistência Social de Piraquara debateu o fortalecimento do SUAS

Na última quinta feira, dia 22 de junho, foi realizada a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Piraquara. Com o tema “Garantia de Direitos e Fortalecimento do SUAS”, o encontro reuniu mais de 150 pessoas para a discussão sobre Assistência Social e a elaboração de diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS. A organização foi da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social.

A conferência contou com representantes da sociedade civil, trabalhadores e usuários do SUAS, servidores de outras secretarias, representantes do legislativo e simpatizantes da política de Assistência Social. “Com grande alegria que nós vemos esse local cheio para o debate de políticas públicas, principalmente com a participação dos usuários da assistência que são fundamentais para aprimorarmos cada vez mais os serviços ofertados no município”, ressaltou a Primeira Dama, Ana Elizabete Mazon Tesserolli, que representou o Prefeito Marquinhos.

A Secretária de Assistência Social de Piraquara, Rebekka Rinklin, destacou a importância do debate em um momento que exige grande mobilização pela garantia dos direitos já conquistados. “Diante do cenário nacional que vivemos, com ameças constantes aos direitos já adquiridos até aqui, esses momentos são importantes para promover não só a melhoria dos serviços, mas a permanência das conquistas da política de assistência social”, enfatizou durante a sua fala de abertura.

No período da manhã, após a solenidade de abertura, os trabalhos tiveram início com a Palestra Magna da Assistente Social, Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que apresentou o processo histórico da construção da Política de Assistência Social no Brasil, alinhado-o ao tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. 

Durante a tarde os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalhos onde discutiram eixos diferentes para o levantamento de propostas para o Município, Estado e União. Posteriormente na plenária final as propostas foram votadas sendo elencadas 18 propostas prioritárias: 04 de responsabilidade do Governo Federal, 04 de responsabilidade do Governo Estadual e 10 de responsabilidade Governo Municipal.  

Durante a Conferência foi referendado a composição do novo Conselho Municipal de Assistência Social que terá seu mandato de 2017 a 2019. Houve ainda a eleição de um representante de entidades da sociedade Civil e seu respectivo suplente para participar como delegado da XII Conferência Estadual de Assistência Social a se realizar em outubro de 2017.

A programação foi abrilhantada com as apresentações artísticas do Coro Gato na Tuba da Associação Beneficente São Roque e dos alunos de break do Centro da Juventude de Piraquara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião